PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Educação

Aluna comemora aniversário de 70 anos com colegas do Curso de Direito do Unisalesiano

Moradora em Clementina, Marisa Yukie Watanabe viaja diariamente para Araçatuba com o ônibus da Prefeitura
Da Redação
17/08/2023 às 08h37
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Uma data especial foi celebrada com grande entusiasmo no Unisalesiano de Araçatuba (SP), quando a acadêmica do 2º termo de Direito, Marisa Yukie Watanabe, da cidade de Clementina, comemorou seus 70 anos de vida. A celebração aconteceu na noite do dia 15 de agosto, em uma sala de aula repleta de colegas e professores, onde Marisa, com alegria evidente em seu rosto, compartilhou sua história de vida notável e inspiradora.

Nascida em 10 de agosto de 1953, na cidade de Flórida Paulista, Marisa trilhou um caminho repleto de desafios desde cedo. A vida lhe apresentou muitas dificuldades, começando com a perda de seu pai, quando tinha apenas 15 anos. Ela, então, se viu, juntamente com seus sete irmãos, sem casa e sem recursos financeiros. Determinada a cuidar de sua família, assumiu a responsabilidade e tomou medidas para garantir o sustento dos irmãos mais novos.

“Perdi meu pai na hora que eu mais precisava dele, com 15 anos, deixando oito filhos sem casa, sem aposentadoria”, compartilhou. “Eu só tinha um par de sapato, um par de chinelo e seis peças de roupa para trabalhar. Fui à luta, trabalhava dia e noite para não faltar alimento pros meus irmãozinhos e parei de estudar porque não tinha tempo” , contou, emocionada.

Covid-19

Apesar das adversidades, Marisa não desistiu. Após um longo período de trabalho árduo, ela retomou sua educação e completou o período de estudo exigido. Embora a perspectiva de ingressar na faculdade não fosse inicialmente parte de seus planos, Marisa manteve sua resiliência e determinação. Em 2021, depois de superar uma batalha contra a covid-19, que a deixou com sequelas, ela decidiu que era hora de buscar seus sonhos.

Através do apoio de professores e colegas no Unisalesiano, Marisa embarcou em uma nova jornada acadêmica, matriculando-se no Curso de Direito. Mesmo enfrentando desafios de saúde e equilibrando compromissos de trabalho, ela demonstrou uma dedicação admirável aos estudos.

“Hoje, minha rotina inclui trabalho em diferentes empregos, estudos em casa para passar nas provas e sempre aprendendo mais sobre Direito, que é muito difícil, mas eu gosto”, disse ela, que viaja diariamente para Araçatuba, com o ônibus da Prefeitura de Clementina. “Saio da minha cidade às 18h e retorno às 23h30”.

Inspiração

Ao compartilhar sua história, Marisa inspira aqueles ao seu redor, com sua determinação incansável e força de vontade. Seu filho também é um testemunho do exemplo de resiliência que ela estabeleceu. A universitária sonha em concluir seu curso de Direito e, quem sabe, um dia seguir os passos de advogados renomados, como seus professores e advogados, Nilton Trigo e Paulo Cavasana.

Aliás, ambos comemoraram a festa de aniversário junto com Marisa, além da orientadora e advogada, Jéssica Zacarin. “A festa foi linda porque estive junto de pessoas que considero como família, como a Coordenadora do Curso, Profª. Cibele Rodrigues, meus colegas aniversariantes, meus colegas de sala, além da benção do Pe. Paulo (Eduardo Jácomo, SDB, Pró-Reitor de Pastoral”, finalizou.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.