Educação

67 candidatos foram desclassificados do programa de bolsas da Prefeitura de Birigui

Dos 119 estudantes que fizeram inscrições, 52 foram contemplados, entre eles a filha da secretária de Educação
Lázaro Jr.
29/03/2024 às 18h15
Imagem: Ilustração/Divulgação Imagem: Ilustração/Divulgação

Sessenta e sete candidatos inscritos no programa de bolsas da Prefeitura de Birigui (SP) foram reprovados, segundo relação publicada no Diário Oficial do Município na edição de 19 de março.

 

Ao todo, 119 estudantes fizeram inscrição para concorrer a até 80 bolsas de R$ 1.500,00, que devem ser pagas em dez parcelas mensais de R$ 150,00. Desses, 52 foram aprovados, entre eles, a filha da secretária municipal de Educação, Beatriz Cristine Stabile Faria.

 

Matéria publicada na quinta-feira (28) informa que após a apreciação dos recursos, a filha da secretária, que estudaria medicina em uma faculdade particular de Araçatuba, aparece como a última classificada na relação dos aprovados, que foi divulgada pela Prefeitura na segunda-feira (25).

 

Baixa procura

 

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura perguntando quais os critérios para a seleção dos candidatos, já que o decreto prevê que as bolsas serão oferecidas para pessoas de famílias carentes.

 

A justificativa foi de que o número de inscrições efetivadas foi abaixo da oferta. Assim, não teria sido necessária a aplicação dos critérios de desempate, entre os quais está a análise sócio econômica do candidato.

 

Inscritos

 

De acordo com a relação de inscritos publicada pela Prefeitura no dia 19, foram recebidas 119 inscrições. Essas inscrições foram feitas pelo site, que emitia um formulário para ser impresso e entregue até 8 de março na sede da Secretaria de Educação, junto com cópias da declaração de renda familiar, carteira profissional ou holerite com o salário atualizado do candidato e familiares, entre outros documentos.

 

Também era exigido o histórico escolar e atestado de matrícula, assinado pelo responsável da instituição de ensino, com declaração de não dependência ou retenção de termo ou série anterior.

 

O programa prevê que a classificação dos candidatos levaria em consideração a faixa econômica, de acordo com a renda familiar “per capita”, e o melhor aproveitamento escolar do candidato. O critério de desempate é a maior idade e o número de filhos.

 

Inscritos

 

De acordo com a primeira lista divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, dos 119 inscritos, 51 candidatos foram aprovados após análise da documentação apresentada.

 

Dos desclassificados, cinco deles foram excluídos por terem obtido bolsa integral da Fateb (Faculdade de Tecnologia de Birigui); três por cursarem faculdade pública e possuir disciplina em regime de dependência; um por não residir em Birigui há pelo menos cinco anos, que é um dos critérios de desclassificação; e um por possuir disciplina em regime de dependência.

 

Todos os demais foram desclassificados por não terem apresentado a documentação exigida, segundo a publicação. A relação final dos aprovados foi publicada na segunda-feira, após análise dos recursos, elevando para 52 o número de aprovados.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.