Economia

Vendas do Dia das Mães devem beneficiar mais de 660 mil pequenos negócios no Estado

Consumidor planeja gastar pouco menos de R$ 300,00 com presentes; comércio fica aberto até às 18h
Da Redação
10/05/2025 às 10h58
Foto: Ilustração/Divulgação Foto: Ilustração/Divulgação

Pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que as vendas do Dia das Mães devem beneficiar cerca de 663 mil pequenos negócios no Estado de São Paulo este ano, sendo 477 mil MEis (Microempreendedores Individuais) e 186 mil micro e pequenas empresas. Em Araçatuba, o comércio fica aberto até às 18h neste sábado (10).

 

O gasto médio com presentes deve ser de pouco menos de R$ 300,00, principalmente cosméticos, perfumes, cremes e hidratantes. Já descontada a inflação medida pelo IPCA-IBGE, a previsão é de que haja um aumento médio de 3,5% nos gastos das pessoas com presentes neste ano.

 

De acordo com o levantamento, os consumidores pretendem adquirir, em média, dois presentes. Cosméticos, perfumes, cremes e hidratantes estão na preferência de 47% deles na hora da compra. Itens de vestuário como roupas, calçados e bolsas são a opção de 41% dos consumidores, seguidos por chocolates (35%), flores (35%) e bijuterias e acessórios (27%).

 

Expectativa

 

A empreendedora araçatubense Alexandra Pereira decidiu pausar sua carreira profissional após o nascimento da filha. Nove anos depois, ela retornou ao mercado e escolheu empreender no ramo de semijoias.

 

Para Alexandra, o Dia das Mães representa, sim, um aumento nas vendas. “Toda mulher, independentemente da idade, gosta de um acessório, de se sentir bonita. Já tive um bom reflexo nas vendas e espero que, até o último momento, ainda saiam mais peças para o Dia das Mães”, afirma.

 

Itens que combinam carinho e afeto, como doces artesanais e sobremesas especiais, também têm ganhado destaque em cidades do interior. A confeiteira Sirlei Canin, também de Araçatuba, está se preparando para atender às encomendas para a data comemorativa. “Essa é uma época em que as pessoas pedem merengue, bolo decorado, lembrancinhas, pão de mel...”, conta Sirlei.  

 

Além da produção dos doces, ela ainda concilia a rotina com os cuidados da casa e da família. “Empreender sendo mãe exige uma rede de apoio, senão você não dá conta. Eu me cobro muito para ter tempo de qualidade com o meu filho. Ainda bem que tenho minha mãe - ela me ajuda em tudo, e assim consigo atender aos diversos pedidos”, explica.

 

Gastar mais

 

A maioria, ou 59% dos consumidores de pequenos negócios, pretende desembolsar mais em 2025, na comparação com 2024; já 24% têm intenção de manter os gastos no mesmo nível do ano passado. Por outro lado, 16% acreditam que gastarão menos; enquanto 1% afirmou não ter comprado nada para a data em 2024.

 

A coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP, Carolina Fabris Ferreira, se anima com o fato de 59% dos consumidores estarem dispostos a desembolsar mais este ano no Dia das Mães, em comparaçao com o ano passado, bem como o aumento real dos gastos em igual comparação. “Isso é um sinal de que a economia está aquecida, apesar de a inflação, principalmente de itens alimentícios, ter pressionado o poder de compra da população nos últimos tempos”, afirma.

 

Preço

 

O preço é o fator principal para ser considerado no momento da compra para 70% dos entrevistados. Ofertas e promoções aparecem em seguida, mencionadas por 45% das pessoas. Produtos diferenciados são o determinante para 34% dos pesquisados.

 

As compras presenciais feitas em pequenos negócios vão prevalecer neste Dia das Mães, de acordo com 60% dos consumidores; 13% disseram que pretendem dividir as compras metade em ponto físico e metade na internet.

 

Se por um lado a compra presencial tem preferência, por outro a busca por informações ocorrerá principalmente no Instagram (51%), enquanto 49% vão atrás de detalhes nas lojas, supermercados e mercearias. O cartão de crédito será o meio de pagamento de 63% dos pesquisados, seguido por 46% que preferem o de débito e 44% que farão Pix.

 

Levantamento

 

A pesquisa Dia das Mães 2025 foi elaborada a partir de duas sondagens: uma com consumidores, pessoas físicas, realizada por e-mail, pelo Instituto Consulting do Brasil entre 26 de março e 8 de abril de 2025; a segunda, com a opinião dos empreendedores, foi realizada por telefone, pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.