Os feriados nacionais e as possíveis pontes podem ocasionar uma perda total de R$ 321,5 milhões ao comércio varejista da região de Araçatuba (SP) em 2024, valor 4% menor do que o prejuízo previsto em 2023. O levantamento da Fecomércio (Federação do Comércio de São Paulo) leva em consideração que neste ano quatro feriados cairão em fins de semana, reduzindo o número de possíveis pontes.
Segundo o que foi divulgado, das cinco atividades analisadas, apenas as lojas de vestuário, tecidos e calçados devem registrar aumento das perdas em comparação a 2023. Nesse caso, a alta seria de 27,1%, causando perdas de R$ 40,7 milhões.
Ainda de acordo com o que foi divulgado, as perdas para esse setor seriam maiores devido à elevada taxa de crescimento do faturamento do segmento, o que resulta em aumento na média diária de vendas. Assim, mesmo com menos feriados em dias úteis, o volume de perdas acaba crescendo.
Menos perdas
Já a retração das lojas de móveis e decoração deve ser de 61,3%, ficando próximo aos R$ 100 mil, justificada pelo fato de essa atividade apresentar o menor faturamento, de maneira que é comum que ocorram grandes variações porcentuais.
Em números absolutos, a maior redução deve ser observada no grupo de outras atividades, em que predomina a venda de combustíveis, ao passar de uma redução estimada em R$ 121,2 milhões, em 2023, para R$ 110,4 milhões, em 2024.
Alimentação
As perdas dos supermercados devem passar de R$ 133,7 milhões, em 2023, para R$ 123,8 milhões, neste ano, queda de 7,4%. Já as farmácias e perfumarias devem apontar decréscimo de R$ 46,6 milhões, montante 2,9% menor do que o projetado no ano passado.
Considerando que a expectativa da Fecomercio é de que o varejo da região de Araçatuba tenha faturado R$ 18,6 bilhões em 2023, o prejuízo de R$ 321,5 milhões, se confirmado, representaria apenas 1,7% da receita anual do setor.
Para o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba), apesar de a perda ser relativamente pequena, ela não deve ser desprezada. “O calendário está posto, e todos sabem com antecedência, não havendo qualquer surpresa”, informa nota do sindicato.
Para o Sincomércio, uma maneira de aumentar ganhos é atrelar a venda a um benefício no setor de serviços, ou seja, o consumidor compra um produto e ganha uma atração, como um ingresso para um cinema e ou parque no feriado. “Para isso, é necessário fechar parcerias. Outra alternativa é oferecer descontos mais agressivos nos dias que antecedem o feriado”, finaliza.