Economia

TIM ativa tecnologia 5G em 48 bairros de Araçatuba

Potencial econômico da cidade levou a empresa a investir o município e disponibilizar a tecnologia na cidade
Lázaro Jr.
25/01/2024 às 18h31
Imagem: Ilustração Imagem: Ilustração

Araçatuba (SP) é a primeira cidade da região Noroeste Paulista a contar com a tecnologia 5G, internet móvel com possibilidade de navegação até 100 vezes mais rápida do que o 4G, até então atualmente disponível. E a TIM é a primeira operadora de telefonia móvel a disponibilizar essa tecnologia na cidade. Nesta quinta-feira (25) o Hojemais Araçatuba recebeu a visita de representantes da empresa, que falaram sobre a novidade.

 

O diretor comercial da TIM, Luiz Gustavo Tozo, explicou que o 5G já está funcionando há algumas semanas no município. De acordo com ele, inicialmente a cobertura chega a 48 bairros. A escolha dessas localidades se deu com base nos pontos de concentração do maior tráfego de dados e de ligações.

 

Para ter acesso a essa nova tecnologia é preciso ter um chip 4G ou 5G, um smartphone também compatível com a tecnologia 5G e ser cliente da TIM, que por enquanto é a única operadora a oferecer esse serviço. Não há custo adicional para o uso da tecnologia 5G.

 

Vantagens

 

Tozo explica que são inúmeras as vantagens da tecnologia 5G para o uso do cidadão comum, como para as empresas dos diferentes setores, inclusive de comunicação. “O tempo de resposta a gente chama de latência. Com o 5G, a latência é muito mais baixa, porque o tempo de resposta é muito mais acelerado”, informa.

 

Um exemplo citado por ele, é que essa tecnologia permite que um médico, estando em outro País, faça uma cirurgia na Santa Casa de Araçatuba, que está no bairro Jardim Sumaré, que é um dos atendidos pelo 5G da empresa.

 

“Vai ser possível um médico nos Estados Unidos, utilizando óculos de realidade virtual, ligado a uma máquina acoplada a uma luva biônica, operar um paciente aqui em Araçatuba”, diz, acrescentando que isso já é uma realidade graças ao 5G, uma internet de altíssima qualidade, com baixa latência.

 

Ainda na área de Saúde, ele informa que a TIM também possibilita a implantação da ambulância 5G, que permite que o paciente em transporte possa passar por exames. “Ou seja, quando o paciente chega no hospital, a equipe médica já tem noção do diagnóstico para fazer os procedimentos”, comenta.

 

Agro

 

Outro setor que pode ser muito beneficiado, de acordo com ele, é o agro. Segundo Tozo, a TIM já tem um projeto em uma usina em Pradópolis, na região metropolitana de Ribeirão Preto, chamado Usina 5G.

 

Nesse caso, as antenas dessa tecnologia permitem a utilização de drones que fazem o mapeamento da lavoura, para controle de pragas e outras ações, com monitoramento em tempo real. “As possibilidades são muitas”, conta, esclarecendo que os interessados precisam procurar a empresa e apresentar a proposta para que seja elaborado o projeto para atender as necessidades de cada um.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.