Economia

Startups da região conquistam destaque nacional

Consultar Processos, de Birigui, foi selecionada pela ApexBrasil para representar o país no Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia do mundo
Da Redação
28/10/2025 às 16h07
Consultar Processos é liderada por Leonardo Martins de Aguirre Monteiro (Foto: Divulgação) Consultar Processos é liderada por Leonardo Martins de Aguirre Monteiro (Foto: Divulgação)

Duas startups fundadas por empreendedores da região de Araçatuba (SP) são exemplos de como ideias com propósito social podem gerar reconhecimento, tração de mercado e impacto real na vida das pessoas.

 

A ARQTATO – Arquitetura Assistiva, criada pelo arquiteto Sérgio Branco, de Andradina, tem como missão tornar projetos arquitetônicos acessíveis para pessoas cegas ou com baixa visão.

 

Com um projeto que propõe o uso de modelos táteis em impressão 3D como alternativa inclusiva às tradicionais plantas e imagens, ela ficou em 2º lugar no ranking geral do Programa CAU Lab, que reuniu 75 propostas de todo o país, e integrou o Start Digital, do Sebrae.   

 

“Hoje, pessoas com deficiência visual praticamente não participam das decisões sobre o espaço onde vão viver. A ARQTATO quer mudar isso com um modelo de arquitetura verdadeiramente inclusiva”, explica Sérgio. 

 

Birigui

 

Já a Consultar Processos, liderada por Leonardo Martins de Aguirre Monteiro, de Birigui, nasceu de uma dor pessoal: a dificuldade de entender e acompanhar processos na Justiça.

 

O aplicativo, hoje com mais de 850 mil downloads e 2 milhões de atendimentos via inteligência artificial, permite que qualquer pessoa consulte processos usando apenas o CPF ou CNPJ e receba explicações em linguagem simples, além de alertas por e-mail e WhatsApp.

 

A startup recebeu investimento da AMF Venture Builder e acaba de ser uma das 108 selecionadas pela ApexBrasil para representar o país no Web Summit Lisboa, o maior evento de tecnologia do mundo, com foco na internacionalização de soluções digitais.

 

“O Brasil tem mais de 90 tribunais, cada um com seu sistema. A gente transforma esse processo confuso em informação clara para o cidadão comum. É um passo importante para democratizar o acesso à Justiça”, afirma Leonardo.

 

Apoio

 

Os dois projetos em destaque foram apoiados por iniciativas locais como o Voti Valley, polo de inovação da região, e Sebrae, que têm fomentado programas de aceleração, mentorias e missões internacionais.

 

As duas iniciativas seguem em fase de crescimento e validação. Enquanto a ARQTATO busca consolidar o MVP e fechar novos projetos com instituições voltadas à acessibilidade, a Consultar Processos mira o mercado internacional com potencial de exportar sua tecnologia a países com sistemas judiciais igualmente fragmentados.   

 

Para o consultor de negócios do Sebrae, Vítor Alan Martins, as startups locais estão resolvendo problemas reais com inovação e propósito e isso é sinal claro de amadurecimento. “O Sebrae não só apoia, mas está junto na construção desse ecossistema. É gratificante ver ideias locais ganhando escala e impacto com esse suporte” , comenta.

 

Inovação

 

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressalta a importância do país como polo de inovação na América Latina, já que o Brasil abriga mais de 20 mil startups e esse número não para de crescer.

 

“O país é hoje uma referência em inovação na América Latina, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos setores que vêm despertando o interesse de investidores e empresas em todo o mundo”, comenta.

 

Ainda de acordo com ele, a ApexBrasil mantém o compromisso de apoiar a internacionalização dessas startups, tendo o Web Summit como uma das principais iniciativas para alcançar esse objetivo.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.