Economia

Shopping mantém loja colaborativa de artesanato até domingo

Espaço faz parte do projeto EmpoderaEla, que celebra o Mês da Mulher com várias atividades
Da Redação
26/03/2024 às 21h31
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A artesã e empreendedora Alcinete Garcia, 52 anos, de Araçatuba (SP), encontrou no artesanato mais do que uma ocupação. Após um acontecimento triste, há 10 anos, ela foi diagnosticada com depressão. E foi no trabalho manual que encontrou um propósito para se reerguer, ter uma renda e continuar se dedicando aos filhos.

 

Alcinete faz tapetes de crochê, mas também produz peças de bijuterias e chinelos bordados. Ela é uma das empreendedoras que integram a loja pop-up colaborativa do projeto EmpoderaEla, que fica no piso térreo, próximo ao café La Regence.

 

A iniciativa que celebra o Mês da Mulher no Shopping Praça Nova Araçatuba é realizada em parceria com a associação “Mãos que Fazem” e o espaço fica aberto ao público até o próximo domingo (31), no horário de funcionamento do shopping.

 

Oportunidade única

 

Para Alcinete, a feira de artesanato foi uma oportunidade de divulgar seus trabalhos e conhecer outras mulheres que fazem do artesanato sua principal atividade. Para conhecer mais seus produtos, visite o perfil no Instagram @alcinete.garcia.

 

A iniciativa também foi elogiada pela artesã Elizabete Gomes da Silva, 53, de Araçatuba. Como associada da “Mãos que Fazem”, Elizabete participa pela primeira vez de uma exposição com seus produtos artesanais e acredita que tenha sido uma oportunidade única para divulgar seu trabalho.

 

Após trabalhar 20 anos como costureira, a empreendedora, que tem formação na área de farmácia, produz aromatizadores de ambiente, velas aromáticas, loções hidratantes, sabonetes e águas perfumadas para lençol. Para conhecer mais do seu trabalho, o perfil no Instagram é @protudosartesanais.betegomes.

 

A loja colaborativa conta com a participação de oito artesãs do município, que fazem produtos variados, como crochê, pinturas, itens para casa e cuidados pessoais, bordados, entre outros.

 

Mulheres são a maioria

 

O artesanato está ligado ao universo feminino. Segundo o Sebrae, pesquisa realizada em 2018 aponta que as mulheres representavam 77% do número de artesãos no Brasil. Outros dados, de 2022, do Sicab (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiros), apontam que a quantidade de artesãos mais que dobrou de janeiro a agosto daquele ano. 

 

No Brasil, são cerca de 8,5 milhões de artesãos; a maioria é formada por mulheres que se dedicam à própria produção. Além do Mês da Mulher, março também celebra o Dia do Artesão (19), data estabelecida pela ONU (Organizações das Nações Unidas). 

 

Valorização

 

A gerente de marketing do shopping, Lívia Craidy, explica que trazer para o EmpoderaEla artesãs do município foi a maneira encontrada para valorizar esses trabalhos, dando visibilidade a cada empreendedora. Desde a abertura da loja colaborativa, no início do mês, as participantes puderam mostrar seus produtos e ainda vivenciar muitas histórias compartilhadas no espaço. 

 

“Nós sabemos da importância de valorizar esses trabalhos manuais e prestigiar as artesãs. Ficamos muito felizes com o resultado, em ver como elas conseguiram ainda mais valorização e divulgar seus produtos. Quem ainda não conseguiu visitar o espaço, corre que ainda dá tempo”. 

 

Serviço
Loja pop-up colaborativa
Até dia 31 de março - de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h
O Shopping Praça Nova fica na rua Carlos Pereira da Silva, 6.000, Jardim Guanabara

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.