Balanço divulgado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), aponta que o setor supermercadistas emprega aproximadamente 12,3 mil trabalhadores em 466 estabelecimentos do tipo instalados na área da regional de Araçatuba, que é composta por 45 municípios.
Os números foram apresentados durante entrevista com a diretoria da associação, realizada na loja 4 do Supermercado Rondon, na manhã de terça-feira (7), data em que foi realizada a Apas Experience.
Ainda de acordo com o que foi divulgado, o faturamento dos supermercados da região no ano é de R$ 4,6 bilhões, o que representa 1,4% do faturamento total do setor no Estado, que é R$ 328 bilhões no ano.
São 248 lojas consideradas pequenos mercados na região; 84 supermercados; e 82 lojas de outros tipos. Existem ainda 16 hipermercados, 14 atacarejos, 10 hortifruti e dois CDs (Centros de Distribuição).
Crescimento
Durante o encontro, o economista da Apas, Felipe Queiroz, informou que o setor supermercadista teve um crescimento de 7% no número de lojas na região no último ano.
De acordo com ele, isso é reflexo do mercado de trabalho aquecido, da economia em expansão e do aumento da renda real do trabalhador, que eleva o poder de compra e afeta diretamente no tipo de produto demandado e no volume de mercadoria adquirida pelos clientes.
Ainda segundo Queiroz, o setor representa 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado e a região de Araçatuba, como todo o interior paulista, têm potencial de crescimento e expansão acima da média da capital, que já não apresenta esse potencial.
Vagas
Um dos desafios do setor, de acordo com o presidente da Apas, Erlon Ortega, é captar mão de obra para preencher as vagas disponíveis. Somente na região, são mais de 550 postos de trabalho em aberto, de um de 35 mil disponíveis atualmente no Estado. “Isso atrapalha um pouco a expansão do setor na região. Ela poderia ser mais acelerada”, comentou.
De acordo com ele, a Apas tem investido em programas de capacitação em parceria com o poder público para atender essa demanda. Além disso, a associação tem uma escola própria para capacitar os trabalhadores nos supermercados, a qual oferece mais de 3 mil horas aula de cursos nas 16 regionais da associação.
Cursos
Essa escola de supermercados, que é coordenada pelo diretor de Serviços ao Supermercado e Relacionamento Institucional da Apas, Eduardo Ariel, possui circuitos de ensinos e conta com 560 cursos à disposição dos supermercados.
São cursos de inovação, cursos práticos para o setor de padaria, para que os profissionais possam se qualificar, e tem também, cursos para os donos dos supermercados. Alguns deles podem ser realizados de forma online e outros, podem ser ministrados dentro das próprias lojas.
A associação oferece ainda uma plataforma de consultorias para esclarecer dúvidas e atualizar os supermercados com relação às melhores práticas, à segurança dos alimentos, rastreabilidade, ou até mesmo com relação a novidades, a inovação e lançamento de produtos, de acordo com ele.