O programa Caminho da Capacitação, iniciativa do Fundo Social de São Paulo que utiliza carretas adaptadas como salas de aula para oferecer qualificação profissional, está com inscrições abertas inscrições para cursos gratuitos em Araçatuba.
Serão oferecidos cursos de criação de jogos digitais e aplicativos, com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite, e de banho e tosa, nos turnos da manhã e tarde (pequeno porte) e noite (médio porte). Eles serão ministrados de 20 a 31 de outubro, nas carretas do programa que ficarão estacionadas na praça Rui Barbosa, também conhecida como “Praça do Boi”, na região central da cidade.
Segundo a Prefeitura, as unidades móveis contam com espaços para aulas teóricas e práticas, internet e sistema de reconhecimento facial para controle de presença. A carreta de banho e tosa dispõe de banheiras, secadores, água quente, enquanto a de tecnologia possui computadores, fones, mesas de som e uma sala para produção de vídeos e podcasts.
Quem pode
O programa é destinado a pessoas com 18 anos ou mais que estejam em situação de vulnerabilidade social e também para desempregados, beneficiários de programas sociais e mulheres chefes de família. As inscrições devem ser feitas até 17 de outubro exclusivamente no site www.cursofussp.sp.gov.br.
O Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba informa que as pessoas que não tiverem acesso à internet ou encontrarem dificuldade para preencher a ficha de inscrição podem procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para solicitar apoio.
Empregabilidade
Segundo a Prefeitura, a vinda das carretas para Araçatuba atende pedido da presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, a primeira-dama Priscila Lopes Zanatta. O objetivo é ampliar as oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo, promovendo autonomia financeira para quem mais precisa.
“Solicitamos cursos de tecnologia e banho e tosa por terem ampla demanda em nossa cidade. Com as capacitações, queremos oferecer ferramentas para que as pessoas consigam recolocação no mercado de trabalho, transformem suas realidades e conquistem geração de renda”, informa em nota.
O programa Caminho da Capacitação integra o projeto SuperAção SP, iniciativa do governo do Estado que busca tirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026, ampliando o acesso à formação, promovendo a inclusão social e ampliando as oportunidades para geração de renda.