A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do estado de São Paulo, iniciou nesta semana uma série de encontros com as maiores empresas varejistas em atividade no País. O objetivo é conhecer as ofertas e experiências que elas estão preparando para o período da “Black Friday” deste ano (24/11) – promoção que se consolida no País; mas com grande número de reclamações.
O critério de escolha das empresas convidadas a dialogar com o Procon-SP de forma antecipada, foi a posição delas no ranking anual das mais reclamadas em 2022, com destaque para aquelas relacionadas ao período de Black Friday, em sua maioria sobre o não cumprimento de oferta (não entrega do produto; entrega de produto diferente ou incompleto, entre outras).
“Nosso objetivo é promover uma análise antecipada das ações pensadas pelas empresas e oferecer orientações mais estruturas para a adequação das ofertas e das experiências que serão oferecidas aos consumidores”, explica Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.
Esta série de encontros com as maiores varejistas começou na terça-feira (17), quando foram solicitadas informações detalhadas, que devem ser enviadas ao Procon-SP em até 10 dias. A previsão é que até o final de outubro o Procon-SP tenha conversado e alinhado sugestões de procedimentos com mais de 20 empresas, com ênfase no comércio eletrônico.
“Esta iniciativa busca também reduzir a quantidade de problemas e, consequentemente, de reclamações, o que significa trabalhar a relação entre consumidores e fornecedores de forma antecipada, desde a concepção das ações e promoções. Assim, acreditamos que adotar uma atitude proativa pode auxiliar ainda mais a população residente no estado de São Paulo e que está em busca de algum produto para adquirir durante a 'Black Friday'”, conclui.