PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Economia

Potencial econômico de Araçatuba atraiu TIM para disponibilizar 5G

Levantamento aponta que 10% do tráfego de dados no município já é feito pelo 5G
Lázaro Jr.
25/01/2024 às 18h36
Equipe da TIM visitou o Hojemais Araçatuba para anunciar a nova tecnologia (Foto: Lázaro Jr.) Equipe da TIM visitou o Hojemais Araçatuba para anunciar a nova tecnologia (Foto: Lázaro Jr.)

Araçatuba foi uma das primeiras cidades paulistas a enviar projeto de lei para a Câmara, autorizando a alteração na legislação para que o município pudesse receber a tecnologia 5G.

 

Durante o evento TecnoCidades, realizado no Unisalesiano em Araçatuba em novembro de 2023, foi informado que até então na região, apenas outros seis municípios tinham a legislação aprovada: Auriflama, Birigui, Braúna, Clementina, Gabriel Monteiro, Penápolis e Rubiácea.

 

Entretanto, o diretor comercial da TIM, Luiz Gustavo Tozo, explicou que esse não foi o principal atrativo para que a empresa optasse por fazer de Araçatuba a primeira cidade do Noroeste Paulista a receber a tecnologia 5G. “Araçatuba teve papel importante na aprovação da lei, mas a decisão foi baseada no potencial econômico da cidade”, afirmou.

 

Resultado

 

E a aposta, de acordo com ele, foi certeira, já que apesar de fazer menos de um mês que o 5G está disponível pela TIM na cidade, levantamento aponta que 10% do tráfego de dados no município já é feito pelo 5G.

 

Como comparativo, ele cita que em São Paulo, onde essa tecnologia está disponível há mais de um ano, esse índice gira em torno de 20%. “Aqui a gente está tendo uma resposta muito positiva, por isso decidimos vir a Araçatuba fazer o lançamento”, informa.

 

Tozo explica que a vantagem de ter uma lei aprovada é que ela permite que as antenas de 5G sejam instaladas em qualquer lugar. No caso de Araçatuba, essas antenas estão sendo instaladas pela TIM, mas torres que já possuem antenas de 4G.

 

Antecipou

 

Ele lembrou que o cronograma previa que essa tecnologia estaria disponível em Araçatuba apenas no início do segundo semestre de 2026 e reforçou que o potencial econômico da cidade foi o grande diferencial.

 

“O que manda é o potencial econômico e Araçatuba é uma região muito forte, um polo econômico, do agronegócio, que recebe visitantes de vários lugares que viajam para Araçatuba para diversas atividades”, declarou.
 

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.