Durante visita à loja 4 do Supermercado Rondon, o presidente da Apas, Erlon Ortega, comentou que o grupo de Araçatuba (SP) é referência de gestão para todo o Estado de São Paulo, pois conseguiu manter a marca como líder, mesmo com outras redes nacionais se instalando na cidade.
De acordo com ele, o setor supermercadistas é um dos poucos que é muito pouco centralizado no Brasil, pois as redes regionais evoluem e crescem sobre as redes nacionais. “As redes regionais são extremamente competentes, cada vez mais em busca de produtividade, e no final, quem ganha é o consumidor com isso”, disse.
Ortega destacou a coragem da direção do Rondon, de fazer um investimento milionário como o que foi feito para instalar essa nova loja no bairro Umuarama, o que demonstra o quanto o grupo quer empregar e fazer a economia gerar.
Segredo do sucesso
Sócio-proprietário do Rondon, o comerciante Antônio de Vigo disse à reportagem que o segredo do sucesso é prestar um bom serviço para o cliente, oferecer produtos de qualidade, bom atendimento e preço acessível.
“Tudo o que você conquista, o desconto no dia a dia no preço, você repassa ao cliente. Tudo isso é importante. A gente vem de uma tradição de 48 anos, sempre prestando um serviço bom, melhorando cada vez mais”, afirmou.
Ele afirmou ainda que a rede investe em capacitação dos colaboradores, está sempre negociando com os fornecedores e investindo em melhorias nas lojas.
Porém, comentou que ser empresário é muito difícil, mas isso está no sangue e é preciso pensar na coletividade, acrescentando que é satisfatório ver as pessoas ganhando o pão de cada dia. “Quem está na chuva é pra se molhar. E nós estamos lutando cada dia mais para tentar crescer e dar empregos”, declarou.
Importância
De acordo com Vigo, juntas, as quatro lojas do Rondon empregam mais de 2.100 funcionários diretos, fora os empregos indiretos. “São quase 3 mil empregos entre diretos e indiretos. Tem produtores que atendem exclusivamente a rede Rondon”, informou.
Somente a indústria de panificação existente dentro da loja 4 do Rondon emprega cerca de 100 trabalhadores, de acordo com o que foi informado. A unidade, que funciona praticamente 24 horas por dia, é responsável por abastecer as padarias das quatro lojas da rede.
Para isso, a produção de pão francês e demais pães assados é toda automatizada. Diariamente são consumidos 2 mil quilos de farinha para atender a demanda.
Marca própria
O setor conta com os serviços de uma nutricionista, que informou que desde a inauguração dessa loja, o grupo decidiu que não trabalharia mais com pré-mistura.
Pelo potencial competitivo, o grupo passou a produzir a própria pré-mistura e, para isso, contratou um consultor, que fez a formulação de todos os produtos. “Esse é o nosso diferencial, para que o cliente tenha também uma sensação de pão levinho. Tem essa preocupação do bem-estar do cliente”, destacou.
Dos profissionais que atuam na indústria de panificação do Rondon, muitos contam com mais de 20 anos de empresa e foram passando por diversos setores ao longo dos anos.