Será inaugurada na próxima sexta-feira (1), no Shopping Praça Nova, em Araçatuba (SP), a loja Daiso Japan, rede japonesa de varejo, e a Soneda A Casa da Beleza. A primeira unidade das duas companhias na região do Noroeste Paulista funcionará em um modelo novo de negócios. As marcas dividirão a fachada da operação, cada qual com a sua área, de forma conjunta, com times de atendimento e caixas compartilhados.
O diretor da Soneda, Minoru Kamachi, explica que assim, serão otimizados recursos e pessoas. "Quem compra Soneda não vai deixar de comprar Daiso e vice-versa. Há um mix de produtos complementares”, informa.
De acordo com ele, essa é a 43ª unidade da rede, criada pela família Kamachi em 2018. A inauguração faz parte do plano de expansão e da meta de 15% de crescimento da Soneda projetado para a temporada de 2024.
A unidade do Shopping Praça Nova terá 704,82 metros quadrados e ficará no piso térreo. A Soneda já está presente em Atibaia, Rio Claro e Amparo, no interior paulista, e tem lojas em Santos e Guarujá, no litoral.
Porém atua principalmente na região metropolitana, em Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ferraz de Vasconcelos, Caieiras, Mairiporã e Franco da Rocha, e na capital, em todas as regiões da cidade.
Parceiros
A Daiso conta com 14 parceiros atuando em seus planos de expansão pelo país, 72% deles no varejo alimentar, que somam mais de cem operações. Com mais as cerca de 70 lojas próprias, a multinacional nipônica sonha em fechar 2024 perto de 200 unidades.
A Soneda A Casa da Beleza está presente em sete shoppings de São Paulo e região metropolitana: Shopping Taboão, Parque Maia, Internacional e Bonsucesso, em Guarulhos, Golden Square, em São Bernardo do Campo, Metrô Itaquera e Light, na capital paulista.
Crescimento da classe C
Levantamento da IPC Maps, que traça um raio-X do consumo em municípios brasileiros, aponta que em Araçatuba a classe C é predominante, representando 54% da população, justamente o público que interessa à Soneda.
Segundo dados da Nielsen, no Estado de São Paulo a empresa tem 30% do market share do setor de perfumaria e 11% em todo o território nacional. Em tintura para cabelo, tem 34% do market share em São Paulo e 16,5% no Brasil. Quando o assunto é pós-shampoo, os índices são, respectivamente, de 30% e 15%.
Soneda Perfumaria
A Soneda Perfumaria foi criada em 2018 pela família Kamachi após a aquisição da rede Perfumaria 2000. Hoje, tem cerca de 40 lojas distribuídas por 15 cidades: São Paulo, Atibaia, Amparo, Rio Claro, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mauá, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Santos e Guarujá.
No total, emprega mais de 800 funcionários diretos e mantém, desde junho de 2020, um canal de e-commerce com 11 mil SKUs e que já representa 3% das suas vendas.
Mensalmente, a rede atende mais de 650 mil clientes e mantém um mix total de produtos em torno de 20 mil SKUs. Segundo dados da Nielsen, no Estado de São Paulo a Soneda tem 30% do market share de perfumaria auditadas e 11% em todo o território nacional.