Durante o 3º Café Empresarial realizado pela Prefeitura de Birigui, a prefeita Samanta Borini (PSD) comentou que a construção do Hospital Estadual na cidade será um marco para o município, que já é visto como um polo de turismo de negócio, de acordo com ela, e também se tornará um polo de turismo de saúde.
De acordo com a prefeita, com a confirmação da construção, com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que visitou a cidade em setembro para o lançamento da pedra fundamental, muitos investidores demonstraram interesse em se instalar na área. “Investidores nas áreas de hotelaria e restaurantes já têm demonstrado interesse”, revelou.
Diante disso, Samanta informou que a Prefeitura já entrou com pedido para que Birigui seja reconhecida como MIT (Município de Interesse Turístico), o que possibilitaria receber recursos para investir no turismo. Também existe por parte do município, de acordo com o que foi informado, o interesse em ter um curso de Medicina, para explorar o potencial do Hospital Estadual.
Desenvolvimento
Pensando nesse desenvolvimento, o município quer dar andamento ao projeto da Aglomeração Urbana de Birigui e Araçatuba, com a elaboração de um Plano Diretor que contemple a aproximação dos dois municípios, com indicação sobre a ampliação das redes de água e de esgoto, para gerar melhor padrão de qualidade de vida para os moradores nas duas cidades.
Durante o lançamento da pedra fundamental do hospital, Tarcísio afirmou que o governo do Estado duplicará rodovia Senador Teotônio Villela, também chamada de estrada do Guatambu, que liga Birigui e Araçatuba, impulsionando a ocupação dessa área.
“(o hospital) vai ser um marco que vai acontecer na cidade, justamente com essa nova vertente que a gente está colocando, com o Centro de Distribuição, o polo logístico e o call center, que serão ativados ainda este ano”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento, Carlos Farias, que considera o hospital estadual, um presente para Birigui.
Hospital
O Hospital Estadual de Birigui será construído em área na marginal Geraldo Fortuna, s/nº, mesmo acesso ao Villa Lobos Residencial, no bairro residencial Prado, que fica à margem da rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP-461).
O complexo terá sete andares e 274 leitos e, de acordo com o governo do Estado, serão investidos mais de R$ 500 milhões entre construção e aparelhamento.
O governador informou que a previsão é de que a obra seja concluída em até 24 meses, para ser referência em atendimento de média e alta complexidade para os 40 municípios da área de abrangência do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde).
O lançamento da pedra fundamental aconteceu na área em que o complexo está sendo erguido, que está recebendo os primeiros serviços de infraestrutura, como abertura da via de acesso e instalação dos postes para a rede elétrica.