O CEO do GrupoJá, Carlos Braga, esteve em Birigui (SP) nesta terça-feira (9) para acompanhar o início das obras de construção do CD (Centro de Distribuição) da companhia, que receberá investimento de R$ 50 milhões. A previsão é de que o empreendimento seja concluído até o final deste ano e que a inauguração ocorra até o primeiro trimestre de 2025.
As máquinas já estão trabalhando na área, que fica na rodovia Marechal Rondon (SP-300), ao lado do condomínio Villa Verde. O GrupoJá atua na distribuição e comercialização de materiais, para apoio do setor da construção civil, e é representado pelas distribuidoras ConstruJá e Construdigi, além da marca de ferramentas Ferja.
A empresa possui dois centros de distribuição, um em São Paulo e o outro em Limeira. Com a unidade de Birigui, que atenderá lojas de materiais de construção de 245 municípios, o grupo pretende cobrir praticamente todo Estado de São Paulo. “Nosso objetivo é ser o estoque dos lojistas, então eles irão pedir um produto no final do dia e receberão no dia seguinte. Esse é o objetivo na nossa empresa”, afirmou Braga.
Capacidade
A unidade está sendo construída em um terreno de 51.000m², que pode ser expandido até 20.000m². A área construída, segundo o CEO da empresa, será de aproximadamente 16.000m², sendo pouco mais de 14.000m² só de galpão.
O restante será a parte administrativa, que incluirá a área dos colaboradores, incluindo refeitório e vestiário, e área de atendimento ao cliente. “Nós estamos trabalhando para que a obra fique pronta até o final do ano, para que a gente consiga inaugurar lá para fevereiro, março”, explicou.
Braga informou que o grupo está atendendo clientes da região por meio do CD instalado em Limeira, o que gera um custo maior. Porém, o objetivo é já criar uma carteira de clientes para quando o CD de Birigui entrar em funcionamento.
Atrativos
O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis (Republicanos), acompanhou a equipe e comentou que a instalação desse CD na cidade é muito importante para toda a região, pois certamente junto com ele, outras empresas virão.
“Eu falo que para Birigui é muito bom, mas para a região, melhor ainda. Com isso a gente consegue trazer novas empresas também, de diversos ramos, que vão investir em Birigui, em Araçatuba, eu acho que na região, porque a gente precisa ter um carinho especial, precisamos ter uma união maior dos gestores públicos para trazer mais investimentos como esse”, declarou.
Trabalho
O secretário municipal de Governo, Carlos Farias, também esteve presente e explicou que o município vem fazendo um trabalho técnico para a atração de novos investimentos e que, com o potencial que possui e a posição logística da cidade, Birigui passará a ser outra.
“Independente das questões políticas e de ideologia, a gente está fazendo um trabalho técnico, de conhecimento e informações, que supera qualquer situação adversa em relação à questão política”, disse.
Segundo a Prefeitura, o GrupoJá é a primeira empresa a anunciar investimento na cidade após a aprovação da lei que cria o Polo Operador Logístico em Birigui, em janeiro deste ano. O objetivo é fomentar o crescimento da economia por meio da atração de investimentos e criar um novo ambiente de negócios na cidade.
Também participaram do encontro empresários e representantes do setor da indústria e comércio.