Um grupo de Araçatuba (SP) lançou oficialmente na terça-feira (25), a plataforma i.con, considerado o primeiro consórcio imobiliário 100% digital do Brasil. O novo serviço tem sede física no New York Tower, porém, todo processo relacionado ao consórcio é realizado pela internet.
O idealizador do consórcio é o empresário Rafael Ferreira, diretor da Ferreira Engenharia, que tem como sócios na iniciativa o filho dele, Rafael Ferreira Filho, e David Guilherme. Ouvido pela reportagem, Ferreira explicou que apesar de a sede ser em Araçatuba, a plataforma i.con é credenciada pelo Banco Central e tem autorização para atuar em todo o Brasil.
Ferreira explicou que a ideia de criar um consórcio imobiliário veio da experiência que possui no ramo do mercado imobiliário, na construção de empreendimentos residenciais e comerciais. “Percebemos que muita gente compra o apartamento na planta e depois quita com a carta de crédito do consórcio”, conta.
O empresário revela ainda que já faz alguns anos que vem estudando a possibilidade de ter um consórcio imobiliário, que torna a aquisição mais barata, por não ter juros, como o financiamento, havendo apenas a taxa de administração. “Aproveitando a experiência do meu filho em tecnologia e o Deivid, que veio do mercado de consórcio, nós nos unimos e criamos o consórcio i.con", explica.
Ainda de acordo com Ferreira, já faz cerca de um ano que estavam em trâmite a criação do consórcio, desde o pedido de autorização do Banco Central.
Vantagens
Segundo o empresário, o consórcio i.con traz vantagens tanto para quem quer adquirir um imóvel, como para os corretores. No caso dos clientes, uma das vantagens é o valor da taxa de administração, que é de 19%, contra 25% dos demais consórcios existentes.
Ele destaca ainda o fato de o processo de aquisição das cotas ser 100% digital. “Em cinco minutos você entra no site ou baixa o aplicativo e faz a compra você mesmo”, explica.
Porém, caso o interessado opte por acionar um corretor, esta opção está disponível tanto no site como no aplicativo. Durante o evento de apresentação do consórcio, os corretores presentes já puderam fazer o cadastro para iniciar as vendas.
Em cada negócio concretizado, eles terão direito a um percentual que é pago de acordo com os recebimentos das parcelas. “Então para o corretor é uma vantagem, pois ele vai ter uma fonte de renda por longo prazo, e é muito simples”, afirmou.
As cotas variam de R$ 300 mil a R$ 450 mil, mas há opções para aquisição de meia cota e é permitido adquirir mais de uma cota por cliente. Todo mês será contemplada uma cota por sorteio e três por lance.