Economia

Feira 'Oportuna' do Unisalesiano passará a ser realizada semestralmente

Primeira edição foi considerada um sucesso; objetivo é reduzir a distância entre quem busca uma oportunidade profissional e quem precisa de novos talentos
Da Redação
30/10/2025 às 12h25
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

O Unisalesiano de Araçatuba (SP) realizou na quarta-feira (29), a 1ª edição da Feira “Oportuna”, evento que teve como objetivo conectar alunos da Instituição a empresas parceiras, oferecendo vagas de estágio e emprego em diversas áreas.

 

A ação, organizada pelo Departamento de Negócios, aconteceu das 19h às 21h, na Sala de Exposições, localizada no Centro de Convivência do câmpus, e foi considerada um sucesso pela organização e pelos participantes.

 

De acordo com  Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do Unisalesiano, Prof. André Ornellas, a iniciativa surgiu da necessidade de reduzir a distância entre quem busca uma oportunidade profissional e quem precisa de novos talentos.

 

“Há uma lacuna entre quem procura um estágio ou emprego e as empresas que têm vagas disponíveis. O Unisalesiano está fazendo essa ponte, criando um espaço onde o aluno encontra quem precisa do seu trabalho e, ao mesmo tempo, desperta para o próprio potencial”, explica.

 

Projeto laboratorial

 

Ele destacou ainda que a primeira edição da “Oportuna” funcionou como um projeto laboratorial, mas que o sucesso do evento confirmou sua continuidade. “Neste ano, foi um teste, uma primeira experiência. Mas foi tão positivo que, a partir de 2026, a Feira Oportuna passará a ser um evento semestral”, conta.

 

Ainda de acordo com ele, a ideia é que o Departamento de Negócios já organize a próxima edição para o primeiro semestre, incentivando os alunos a conquistarem estágios e alcançarem independência financeira.

 

Participantes

 

No total, sete empresas participaram da primeira edição, entre elas Zanardo, Grupo Aval, Balcão de Emprego da Prefeitura, Agile Recursos Humanos, XP Eleita Capital, Concept e Unimed. As companhias apresentaram seus processos seletivos, conversaram com os alunos e receberam diversos currículos.

 

As oportunidades oferecidas incluíram cargos como Estagiário(a) Comercial, Analista de Sistemas (Júnior e Pleno), Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Assistente Administrativo, Negociador de Cobranças, entre outros.

 

Sucesso

 

A coordenadora de Gestão de Negócios, Lilian de Oliveira, comemora os resultados da feira, ressaltando o engajamento dos acadêmicos e o retorno positivo das empresas. “Foi além do que esperávamos e conseguimos realizar um evento de qualidade. As empresas elogiaram muito os alunos e já confirmaram presença nas próximas edições”, comemora.

 

Lilian observou também que a experiência revelou pontos de melhoria, especialmente na elaboração de currículos e na desenvoltura dos alunos durante as abordagens. “Muitos ainda têm vergonha de conversar com representantes das empresas, e alguns currículos estavam com erros simples", conta.

 

Por isso, de acordo com ela, será preparada uma oficina prática de currículos e postura profissional antes da próxima feira. "Queremos que nossos alunos estejam ainda mais preparados para aproveitar essas oportunidades”, informa.

 

Estímulo

 

Para André, mais do que um evento de empregabilidade, a Feira Oportuna representa um movimento de estímulo e autoconfiança. “Queremos despertar o aluno que ainda não acredita que tem espaço no mercado. Todos têm potencial, mesmo quem está no começo do curso", explica.

 

De acordo com ele, muitas ideias brilhantes nascem justamente dos estagiários, com olhares novos, cheios de criatividade.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.