Cerca de 60 empresários de Araçatuba (SP) participaram de palestra na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, com o tema "Oportunidades e estratégias de vendas globais e maneiras para exportar".
O evento, realizado na quarta-feira (6), foi uma iniciativa conjunta entre o Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), o Sebrae e a Prefeitura, para oferecer informações para aqueles que desejam ingressar no mercado internacional.
Os monitores Arnaldo Venâncio de Oliveira e Ana Laura Pavan, do núcleo Athon Peiex de Bauru e Araçatuba, explicaram que o serviço é um programa gratuito de qualificação que auxilia as empresas a iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura.
Ele é oferecido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Preparação
Segundo o que foi divulgado, na abertura do evento o prefeito Dilador Borges (SP) explicou que a administração municipal tem investido em infraestrutura, serviços como educação, segurança e saúde, e qualificação profissional, para que Araçatuba seja mais atrativa para os investidores locais e de outras regiões.
"É fundamental que nossa cidade amplie sua presença no mercado internacional. Isso não apenas traz oportunidades de crescimento para as empresas locais, mas também fortalece a economia como um todo", disse.
O secretário municipal de Desenvolvimento, Laerte Rocha, acrescentou que quando o poder público e os empresários se unem, as possibilidades de crescimento são imensas. “Estamos aqui para oferecer suporte e incentivar essa cooperação", comentou.
Na mesma linha, a gerente regional do Sebrae, Silvia Fúrio, destacou a importância da colaboração entre o setor público e privado e disse que o Sebrae está à disposição para fornecer as ferramentas e o suporte necessários para que as empresas de Araçatuba se destaquem no mercado global.