Gerente de Serviços da Apas, Marcelo Souza coordenou visita ao supermercado Rondon (Foto: Lázaro Jr.)
Foi-se o tempo em que supermercado era um lugar onde as pessoas iam para fazer a compra do mês. Cada vez mais estruturados, eles passaram a ser um ponto de encontro das famílias, que buscam neles, os mais diversos tipos de serviços.
Para mostrar essa nova realidade, a imprensa foi convidada pela diretoria da Apas (Associação Paulista de Supermercados), a fazer uma visita guiada à loja 4 do Supermercado Rondon, em Araçatuba (SP). A ação aconteceu na manhã de terça-feira (7), como parte das atividades da Apas Experience, evento que foi realizado no período da tarde, no Vívere Eventi.
Essa visita foi guiada pelo gerente de Serviços da associação, Marcelo Souza, que fez questão de destacar o dinamismo dos supermercados para atender as demandas do consumidor. Durante a visita, ele explicou que os supermercados deixaram de ser sinônimo de comidas industrializadas, passando a oferecer produtos com segurança alimentar.
Dinâmico
Segundo Souza, os supermercados acompanham as mudanças da sociedade. Ele citou como exemplo, o setor de frutas e legumes, que hoje conta com várias opções de produtos já picados, visando facilitar principalmente a vida de pessoas idosas, que deixaram de ter a força para cascar e picar esses alimentos. “Infelizmente muitas pessoas deixaram de comer algumas frutas, porque elas não têm a mobilidade na mão. Aqui a gente atende esse público”, disse.
Ele comentou que o supermercado tem preocupação com todo processo, desde a arrumação da gôndola, oferecendo os produtos que o cliente procura, tudo dentro de normas legais. O gerente de Serviços explicou que pelos códigos de barra e QRcode das embalagens, o consumidor pode encontrar todas as informações dos produtos. “Objetivo é trazer segurança para os clientes”, reforçou.
Planejamento
De acordo com Souza, no supermercado, nada é por caso, tudo é estudado é muito dinâmico. De acordo com ele, cada unidade atua dentro das necessidades do cliente e existe inclusive estudos para avaliar os horários de pico, para ampliar o número de funcionários nessas ocasiões, para atender a demanda.
Ele explicou que a Apas está presente nos supermercados entre outras coisas, na orientação jurídica e nos treinamentos oferecidos aos funcionários. “Hoje nós estamos desenvolvendo vários cursos para profissionalizar todo o supermercado, para que a gente consiga atender as necessidades, com a preocupação de superar as expectativas”, comentou.
Investimento
Outro destaque do setor supermercadista, de acordo com ele, é a busca por novas tecnologias, inclusive nos alimentos, citando como exemplo um milho verde que basta colocar no micro-ondas e aquecer que está pronto para ser consumido.
O setor também investe em tecnologia nas embalagens, para aumentar a durabilidade dos produtos, e nos equipamentos, como no setor de frios, carnes e também na padaria, que dispõem de tecnologia de ponta.
Diversificação
Souza comentou que os mercados criaram vários setores, sendo possível encontrar dentro de uma loja, pizzaria, assados e equipamentos para deixar os alimentos na temperatura ideal para serem consumidos.
De acordo com ele, isso é importante porque essas lojas viraram um ponto de encontro de famílias, que aproveitam para almoçar quando vão fazer compra. Da mesma forma, existem pessoas que saem da academia e vão ao supermercado tomar um suco ou uma vitamina.
“A sociedade como um todo está procurando muito mais os produtos saudáveis e os supermercados estão criando setores com produtos para atender esse público, porque os clientes estão buscando saúde”, disse.
Por fim, ele informou que o setor tem atuado de forma a ter um negócio que atenda as exigência legais, mas acima de tudo, que ofereça o que o cliente pede. “A ideia é atender da melhor maneira o cliente, sempre tentando superar a expectativa dele", finalizou.