Economia

Dia do Turista é comemorado com capacitação para mais de 200 profissionais do setor

Programa do Sebrae ajuda empresas a elevar a experiência de quem visita o interior paulista
Da Redação
10/06/2025 às 10h36
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira (13) é celebrado o Dia do Turista e para comemorar, o Sebrae está promovendo a 4ª edição do programa “Selo Bem Receber”, ação que conta com a participação de mais de 200 profissionais.

 

São encontros presenciais e remotos realizados nas cidades de Araçatuba e Andradina, oferecendo capacitação para empresas que atuam direta ou indiretamente com o turismo. Fazem parte meios de hospedagem, agências de viagem, bares, restaurantes, lojas de souvenires e transportadoras turísticas.

 

Segundo o que foi informado, é preciso qualificar o atendimento ao visitante, melhorar a gestão dos negócios e incentivar práticas que promovam uma experiência turística mais acolhedora e profissional. 

 

A gestora do programa na região, Samia Borges, explica que os participantes recebem orientações práticas nas áreas de finanças, marketing, gestão de pessoas e atendimento ao cliente, com foco nas demandas específicas do setor. “São sete encontros e estamos no terceiro, com conteúdo voltados ao mercado de turismo. Ao final, as empresas que concluírem o processo de capacitação receberão uma placa de reconhecimento”, explica. 

 

Ferramenta estratégica

 

Palestrante e consultor de negócios do Sebrae, César Ossamu conduziu um dos encontros em Araçatuba. Para ele, o Selo Bem Receber representa uma ferramenta estratégica para os pequenos negócios. "O selo ajuda as empresas a melhorarem seus processos de venda, atendimento e gestão. É uma forma de agregar valor à experiência do visitante e, consequentemente, ao faturamento do negócio", explica. 

 

De acordo com ele, quando o empresário planeja a experiência do turista de forma intencional, consegue prever comportamentos e entregar um atendimento mais qualificado. “Mudar a forma de entregar o serviço transforma também a percepção que o cliente tem da empresa”, informa. Ainda de acordo com ele, desde o momento em que o turista chega até a despedida, tudo impacta a experiência final. “E isso pode ser o diferencial para que ele queira voltar ou recomendar o destino", afirma. 

 

O próximo encontro do Selo Bem Receber está programado para os dias 28 de julho, em Andradina, e 29 de julho, presencial e remoto, em Araçatuba. O programa tem parceria com as prefeituras de Araçatuba, Andradina, Sud Mennucci, Glicério, Guararapes, Região Turística Tietê Vivo e Ciensp Região de Andradina.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.