O CITec (Centro de Inovação Tecnológica) de Araçatuba (SP) foi oficialmente lançado durante o primeiro Voti Tech – Summit de Tecnologia e Inovação da Alta Noroeste Paulista, realizado na sexta-feira (13) e no sábado (14), na Unip.
Segundo a Prefeitura, o evento reuniu mais de 500 pessoas e marcou um novo momento para o município, que passa a ocupar posição estratégica no mapa da inovação regional.
A iniciativa foi bastante elogiada por várias autoridades que prestigiaram a cerimônia de lançamento, entre elas o presidente do Grupo Thathi de Comunicação, Chaim Zaher. “Esse Centro de Inovação Tecnológica em Araçatuba é o futuro. Não dá para deixar de pensar em tecnologia”, destacou.
Quem também prestigiou o evento foi o diretor da fábrica da Nestlé em Araçatuba, Durval Silva, que ressaltou o alinhamento da empresa com os objetivos do CITec. “Estar aqui hoje é reafirmar nossa crença de que inovação se faz com pessoas, com talento local e com visão de futuro”, declarou.
Ele argumentou ainda que a construção de um ecossistema como esse que está nascendo em Araçatuba é essencial para que empresas como a própria Nestlé continuem crescendo com sustentabilidade, eficiência e impacto positivo.
Centro
O CITec tem sede no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo e será gerido pela Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp), que é responsável por fomentar ações de pesquisa, inovação e extensão ligadas à universidade.
Ele atuará em parceria com universidades, empresas e o poder público, promovendo iniciativas dentro e fora do espaço físico principal.
Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito Lucas Zanatta (PL) afirmou que o CITec representa uma virada de chave, colocando Araçatuba e região em outro patamar. “Estamos falando de um compromisso com o futuro, que conecta nossa vocação empreendedora ao conhecimento, à tecnologia e à inovação como motores do crescimento”, declarou.
Integrado à Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica, o CITec terá acesso a linhas de fomento do governo do Estado, voltadas à pesquisa científica, apoio a startups e desenvolvimento de soluções inovadoras.
Inovação
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alencar Sader, considera que a criação do CITec marca o início de uma nova fase para o município e a região, para conectar ideias, acelerar soluções e criar um ambiente favorável à inovação.
“Deixa de ser um sonho e passa a ser uma ferramenta concreta para fomentar novos negócios, atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento sustentável”, comentou.
Voti Tech
A Prefeitura de Araçatuba informa que o Voti Tech – Summit de Tecnologia da Alta Noroeste Paulista, encerrado no sábado, passará a integrar o calendário regional de inovação e negócios, funcionando como um espaço estratégico para conectar pessoas, empresas e ideias. “Araçatuba vai manter essa agenda viva e ainda maior em 2026", informa o prefeito em nota.
O evento foi organizado pela parceria do ecossistema de tecnologia e inovação regional, o Voti Valley, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo e Sebrae.
Temas ligados ao agronegócio de precisão, vendas online, marketplaces e inteligência artificial dominaram a programação, com participação de especialistas e empresários de destaque nacional. O público também pode visitar a feira de negócios, com expositores de tecnologia, serviços e projetos acadêmicos.
Vocação
Para a diretora de Tecnologia e Inovação da secretaria, Mariana Lopes Tereza, o Voti Tech nasceu para unir o ecossistema de tecnologia num só espaço e mostrar a importância do Centro de Inovação. “Araçatuba já tem uma vocação consolidada no agro e agora avança para ser referência nacional também em tecnologia e inovação", afirma.
Ela reforça que o Centro de Inovação Tecnológica já inicia as atividades com modelo aberto e integração com o setor produtivo. “Todos os parceiros terão projetos acontecendo simultaneamente, de acordo com as demandas das empresas e instituições”, explica.