O 3º Café Empresarial, realizado nesta terça-feira (30) pela Prefeitura de Birigui (SP), com apoio da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), apresentou um cenário promissor para a cidade, no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.
O município, de pouco mais de 120 mil habitantes e que recentemente conviveu com a interdição temporária do aterro sanitário municipal pela Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo), foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para sediar um projeto modelo no mundo de gestão de resíduos sólidos.
Birigui também teve aprovado na última segunda-feira (29) pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de São Paulo), a criação de um CCD (Centro de Ciência para o Desenvolvimento) de transição energética. O convênio é pelo prazo de cinco anos e o investimento previsto é de R$ 10 milhões.
Além disso, há projeto em análise para estender o ramal de gás natural que passa por Araçatuba para Birigui. A informação foi confirmada por uma representante da Necta, antiga Gás Brasiliano, empresa responsável pela distribuição de gás natural canalizado na região.
Gás natural
Durante o encontro, ela informou que Birigui ainda não é atendida com a distribuição de gás natural, mas a construção do Hospital Estadual de Birigui e a previsão de instalação de uma usina termoelétrica na cidade deve agilizar esse processo.
A responsável pela distribuição de gás é a Necta, que também fornece biogás produzido a partir de resíduos da cana-de-açúcar, como bagaço, palha, vinhaça e torta de filtro e tem projetos para ligar usinas da região de Araçatuba nesses ramais nos próximos anos, para também atender os clientes da região com o biometano.
Transformadores
Outro participante do encontro foi o CEO da ITB, empresa de Birigui fabricante de transformadores que é considerada a maior do ramo no Brasil, atendendo países de toda América, da Europa e da África. A empresa tem projetos de inovação no setor para auxiliar nessa transição energética e pode disponibilizar o parque que possui, inclusive os laboratórios, para estudos na área.
Birigui já tem parcerias estratégicas com a Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), através do Gepea (Grupo de Energia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas), para o fortalecimento local da integração entre conhecimento científico, tecnologia e setor produtivo, abrindo novas oportunidades de investimento e consolidando o crescimento econômico sustentável do município.
Marginais
Por fim, durante o Café Empresarial também foram apresentadas as possibilidades de investimentos em Birigui, com a construção das marginais da rodovia Marechal Rondon (SP-300), que está em andamento.
Um exemplo é a instalação do CD (Centro de Distribuição) da Construjá, empresa do GrupoJá, que teve a construção iniciada em abril de 2024. O CEO do grupo, Carlos Braga, esteve no encontro e informou que a previsão de conclusão é para dezembro. Porém, a empresa já está operando há três semanas, gerando empregos.
Virada de chave
Ao final do evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Birigui, Carlos Farias, afirmou que esse é um momento muito importante, de virada de chave de Birigui, impulsionada por uma mulher, já que a cidade é administrada pela Prefeita Samanta Borini (PSD).
Ele parabenizou a administração municipal por impulsionar o desenvolvimento da cidade de uma forma diferenciada, buscando humanização, sustentabilidade, aproveitamento correto dos produtos. “Isso vai melhorar toda condição humana do município, aumentar a arrecadação de renda, de tributos, o que também é importante”, destacou.
A prefeita se emocionou ao falar sobre o trabalho que está sendo realizado pela administração municipal, visando o desenvolvimento do município, dedicando tudo ao pai dela, o ex-prefeito Wilson Carlos Rodrigues Borini.
“Você pai, sabe que eu só estou aqui por causa de você. Todos aqui sabem da história, mas é uma experiência de vida única, de tudo o que a gente está passando, do crescimento que isso está fazendo pra minha pessoa. Tudo o que eu pego eu gosto de fazer bem feito”, concluiu, afirmando que faz sempre com o coração.