Economia

Birigui inicia formação de cadeia produtiva de energia limpa

Acib lidera o processo com apoio técnico de instituições como Fateb, Etec, IFSP, Senai, Sesi, Sesc e Sebrae
Da Redação
08/05/2025 às 11h24
Encontro aconteceu na última segunda-feira (Foto: Divulgação) Encontro aconteceu na última segunda-feira (Foto: Divulgação)

Uma reunião foi realizada na última segunda-feira (6), na Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), em Birigui (SP), para iniciar a formalização de uma CPL (Cadeia Produtiva Local) de Energia Limpa e Renovável, que tem como objetivo de consolidar a vocação sustentável da cidade.

 

O encontro foi realizado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e reuniu empresários do setor, representantes de instituições de ensino técnico e superior, entidades de fomento e lideranças regionais.

 

Segundo o que foi divulgado, a iniciativa está alinhada ao programa SP Produz, do governo do Estado, e reforça a posição de Birigui como polo emergente em soluções sustentáveis para o setor energético.

 

Ainda de acordo com o que foi divulgado, a formalização da CPL depende da participação em edital a ser lançado pelo governo do Estado. Porém, o grupo já vem se articulando há meses, liderado pela Acib, que tem apoio técnico de instituições como Fateb, Etec, IFSP, Senai, Sesi, Sesc e Sebrae, entre outros parceiros estratégicos.

 

Fortalecimento

 

Segundo o que foi divulgado, a formação da CPL visa fortalecer a economia local, com geração de empregos qualificados, atração de investimentos, estímulo à inovação e ampliação da competitividade das empresas da região. A iniciativa também deve contribuir para a descarbonização da matriz energética, tema central da agenda global de sustentabilidade.

 

Silvia Boccia, que representa a GreenYellow Brasil, empresa que mantém uma usina solar fotovoltaica em Birigui, participou do encontro. A empresa tem apoiado iniciativas de incentivo ao combate às mudanças climáticas em diversos Estados.

 

Para ela, esse movimento é fundamental para ampliar os investimentos em fontes limpas no interior paulista. “Birigui tem vocação e capacidade para liderar esse processo”, afirma.

 

O empresário Luiz Antônio dos Santos Pinto, diretor da Solis Aquecedor Solar, de Birigui, considera que a sinergia é essencial para pavimentar um crescimento sustentável do setor energético local, impulsionado pela inovação, o que certamente trará benefícios para toda a região.

 

Já Eliel Robson, coordenador de ESG da ITB Equipamentos Elétricos, apoia a iniciativa e cita que a transição energética é irreversível. “Ver o município se posicionando como protagonista na descarbonização fortalece tudo o que já praticamos na ITB”, comenta.

 

Segundo o que foi divulgado, Birigui já possui reconhecimento como sede da CPL do Calçado Infantil, com gestão do Sinbi, e agora, aposta na energia limpa para ampliar sua relevância econômica e ambiental, visando um futuro movido a sol, inovação e cooperação.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.