Lojistas da avenida Nelson Calixto e adjacências, em Birigui (SP), oficializaram um antigo desejo da comunidade empreendedora: criar uma Associação dos lojistas locais, o Polo Comercial Nelson Calixto de Birigui. A oficialização aconteceu durante reunião realizada no último sábado (24).
Segundo o que foi divulgado, o movimento nasceu da necessidade de unir forças, defender interesses comuns e promover melhorias estruturais. Durante a reunião, foi formada a diretoria e definidos os trâmites legais para andamento da entidade e o encaminhamento da documentação para o escritório de contabilidade responsável pelo registro.
Ainda de acordo com o que foi divulgado, o objetivo da associação é representar, fortalecer e promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável dos lojistas da região, defendendo os interesses e propondo melhorias na infraestrutura, no ambiente de negócios e no relacionamento com a comunidade.
Ações
O estatuto da entidade deixa claro o compromisso com práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental, estimulando o uso racional dos recursos naturais e a preservação do espaço urbano. Com a formalização da associação, os lojistas agora darão início ao planejamento de ações para o primeiro ano, focando no fortalecimento do polo e sua promoção.
Isso será feito através de eventos sazonais, parcerias estratégicas para atrair compradores e uso intensivo das mídias digitais para ampliar o alcance de suas atividades e consolidar o polo como um importante destino de compras no interior paulista.
História
A história do comércio na avenida Nelson Calixto, em Birigui, já soma quase duas décadas. Ela começou em meados de 2007, com a chegada da primeira loja de fábrica, que deu o pontapé inicial para a transformação da região em um polo comercial.
Em 2009, uma segunda empresa se instalou no local, reforçando o movimento que, ao longo dos anos, atraiu novos empreendedores e consolidou a vocação da avenida para o comércio. Atualmente são cerca de 25 lojas ativas, transformando a avenida em um dos principais centros de compras a céu aberto do interior paulista, atendendo atacado e varejo.
Atrativo turístico
Ainda segundo o que foi divulgado, a localização estratégica e a facilidade de acesso, tornaram esse polo comercial em um atrativo turístico de compras, que recebe clientes de vários estados do País.
O Polo é referência principalmente na venda de calçados, que representam cerca de 90% dos negócios, com produtos que atendem desde o público infantil até o adulto. Porém, também há lojas de móveis, utilidades e outros segmentos.
Essa força está diretamente ligada à vocação econômica de Birigui, reconhecida como a "Capital Nacional do Calçado Infantil", título certificado pelo selo de IG (Indicação Geográfica), que atesta a qualidade e a procedência do calçado produzido na cidade.