Economia

Após 15 anos, ligação entre as zonas norte e leste de Araçatuba é restabelecida

Ponte Preta foi reinaugurada em cerimônia realizada nesta terça-feira no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo
Da Redação
03/04/2024 às 10h05

Foi inaugurada nesta terça-feira (2), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado, a Ponte Preta, nova estrutura sobre o ribeirão Baguaçu, em Araçatuba, no complemento da via Agnaldo Fernando dos Santos (ART-346).

 

A antiga estrutura que liga a zona leste à zona norte da cidade sobre o córrego havia sido levada pela água em um temporal ocorrido em 2009. A reconstrução só foi possível após autorização do governo do Estado, por meio do ex-governador Rodrigo Garcia, durante visita a Araçatuba em 2022 para inauguração da Clínica Meu Pet, quando ele concorria à reeleição.

 

Dos R$ 4.869.145,32 investidos para a construção, R$ 3.895.316,26 foram repassados pelo governo estadual por meio de convênio e o restante saiu dos cofres municipais.

 

A licitação foi publicada em agosto daquele ano, chegou a ser suspensa por determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), e a ordem de serviço foi assinada em 30 de janeiro de 2023, com 300 dias de prazo para conclusão. A obra foi executada pela empresa Ecopontes Sistemas Estruturas Sustentáveis Ltda e a estrutura mista de concreto e aço tem cerca de 40 metros

 

Inauguração

 

O prefeito Dilador Borges (PSDB) participou da cerimônia de inauguração, que teve a presença do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Henguel Ricardo Pereira, e outras autoridades.

 

Segundo a assessoria de imprensa, Dilador citou que a ponte representa mais do que um novo marco arquitetônico para Araçatuba, pois traz a promessa de melhor mobilidade e desafogará o trânsito que aflige os moradores e trabalhadores, especialmente na região norte e leste.

 

“Além disso, o acesso facilitado a importantes vias como a rua Aviação, o aeroporto Dario Guarita, e setores comerciais como a avenida José Ferreira Batista trará um novo fôlego para o desenvolvimento local. Mais uma grande obra, que era um tabu, que foi realizada", disse.

 

A nova estrutura deve facilitar o acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Baguaçu, à cooperativa Cooper Araçá, à usina de compostagem e EEE (Estação Elevatória de Esgoto) Água Branca e servirá de acesso ao Hot Planet Thermas Park.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.