Representantes do setor de supermercados da região tiveram um dia agitado nesta terça-feira (7), em Araçatuba (SP), que recebeu mais uma edição da Apas Experience, evento promovido pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), no espaço Vívere Eventi.
O setor, de acordo com a associação, conta com 466 supermercados distribuídos em 43 municípios, tendo gerado 231 novas vagas de trabalho em 2024.
As atividades tiveram início às 14h, com a realização de palestras, com foco em inteligência de dados, gestão estratégica e liderança, com palestrantes com destaque no cenário nacional.
A abertura oficial contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o presidente da Apas, Erlon Ortega, que parabenizou o trabalho realizado pela diretoria regional da associação, que tem como presidente, o comerciante Antônio de Vigo, sócio-diretor dos Supermercados Rondon.
“Hoje temos aqui mais de 800 supermercadistas, pequenos, médios e grandes, fazendo negócios com mais de 40 expositores, pequenos, médios e grandes. É um entorno da região de Araçatuba fazendo negócios aqui no evento”, comentou.
Social
Ele também destacou o trabalho social realizado pela associação, que agora passará a apoiar o programa Sesc Mesa Brasil, que passa a funcionar efetivamente em Araçatuba na próxima sexta-feira (10).
Citou ainda as parcerias do setor com órgãos institucionais como o Procon, dando como exemplo a criação de uma cartilha de boas práticas, com o objetivo de oferecer orientação, num trabalho de conscientização, que tem como finalidade principal, o melhor atendimento ao cliente.
Parcerias
No evento, o prefeito Lucas Zanatta (PL) foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alencar Sader, a quem Ortega pediu apoio ao setor supermercadista.
Ele citou que a experiência do secretário, que vem da iniciativa privada, é importante para ajudar na desburocratização e que o município pode auxiliar inclusive em ações para preencher as vagas de emprego disponíveis. “Contamos com você para que a gente possa disseminar nossas parcerias com a Prefeitura, governo estadual e governo federal”, disse.
O secretário, por sua vez, em discurso, destacou a força do setor supermercadista, citando que em Araçatuba são mais de 120 lojas e mais de 5 mil postos de trabalho diretos. “Eventos como este são importantes para estreitar os laços entre a Prefeitura e o setor supermercadista. Juntos, podemos buscar soluções para melhorar o ambiente de negócios, fomentar a capacidade de profissionais, incentivar a inovação e ampliar as parcerias sociais”, declarou.
Pacto
A presidente da Câmara, Edna Flor (Podemos), foi convidada a fazer o uso da palavra representando o Legislativo Municipal e convocou os demais parlamentares presentes para assumirem o compromisso de trabalhar em favor do setor de supermercados.
“Eu quero assumir esse compromisso aqui com vocês, de que haverá sempre a interlocução. Não haverá projeto de lei que impacte a vida do setor supermercadista, sem que o diálogo seja aberto, sem que haja uma interlocução”, declarou.
Protocolos
Quem também participou do evento foi o deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos), que falou dos desafios do setor, entre eles, a luta por maior flexibilidade na fiscalização com relação ao vencimento de produtos em exposição nos estabelecimentos, com a criação de protocolos de fiscalização.
“Essa percepção da visão política que a associação deve ter, para fortalecer um time de atuação num segmento que representa 10% do PIB e crescente”, disse. Como especialista em direito do consumidor, ele se colocou à disposição do setor, por entender que a relação entre fornecedor e consumidor não é de privilégios, mas de direitos que precisam coexistir.