Uma pesquisa inédita da Serasa comparou o uso do dinheiro e os hábitos de finanças pessoais nos 27 Estados do país.
Cerca de 21% dos entrevistados admitiram ter gasto mais do que pretendiam no mês.
Hábitos como renegociar pagamentos de dívidas (20%) e parcelar a fatura do cartão de crédito (20%) demonstram a dificuldade em gerenciar as finanças no Brasil.
Apesar da preocupação com o controle financeiro, muitos brasileiros ainda enfrentam dificuldades em administrar seu dinheiro. A pesquisa "Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil," realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box, revela que 85% das pessoas tiveram experiências de desequilíbrio financeiro nos últimos 12 meses.
A maioria delas atribuiu o desequilíbrio ao fato de ter gasto mais do que planejava no mês (21%). Além disso, a pesquisa indica que hábitos como renegociar dívidas (20%) e parcelar a fatura do cartão de crédito (20%) são comuns entre os consumidores do país.
O desequilíbrio financeiro dos brasileiros também se reflete em outras situações, com 19% relatando atrasos no pagamento da fatura do cartão de crédito devido à falta de recursos, e 16% optando por pagar uma dívida em detrimento de outra por não terem meios de liquidar ambas.
Cancelar compromissos por falta de recursos (16%) e pedir dinheiro a amigos e familiares para pagar dívidas (14%) também são práticas comuns entre os brasileiros na tentativa de restaurar o equilíbrio financeiro.