O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (10) em São Paulo a maior iniciativa de fomento ao turismo familiar nos destinos paulistas, chamada SP Pra Crianças. A ação, promovida pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), tem como objetivo criar ambientes inclusivos e acolhedores para o público infantil.
O programa SP Pra Crianças é fundamentado em três pilares de ações práticas. Na promoção, será desenvolvido rotas turísticas amigáveis às crianças e atividades que integrem turismo e educação. Na capacitação da mão-de-obra, a intenção é tornar os destinos turísticos mais atraentes e seguros para o público infantil. E nas soluções tecnológicas, o programa visa oferecer um passaporte de integração com atrações públicas e privadas, além de ofertas, combos e sugestões de restaurantes e meios de hospedagem.
O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, assinou um protocolo de intenções com a plataforma digital São Paulo Para Crianças para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil. Além disso, foi formalizada a criação de um grupo de trabalho de incentivo ao turismo familiar no estado, composto por representantes do Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo, parceiros do setor privado e associações de agências de viagens, parques de diversões, atrações turísticas e do SP Convention & Visitors Bureau.
A Secretaria de Turismo e Viagens também divulgou uma pesquisa com mais de mil famílias sobre viagens no feriadão de Nossa Senhora Aparecida. Segundo a pesquisa, 80% das pessoas que moram em São Paulo e viajam com a família escolheram um destino próximo. Entre as atrações escolhidas, praias ocupam o topo da lista (37,6%), seguidas por atrativos rurais (16,5%), destinos com foco em cultura, lazer e gastronomia (15,3%) e municípios com parques de diversões (11,8%). A pesquisa também mostrou que 85% das famílias permanecem no destino por mais de um dia, com um gasto médio de R$ 812 por pessoa durante viagens com duração média de 3,5 dias. As opções de hospedagem mais escolhidas foram a casa de amigos e parentes (39,4%), pousadas (14,9%), imóveis alugados (13,8%), hotéis (9,6%) e resorts (6,4%).
São Paulo é um dos principais destinos turísticos do Brasil, com uma oferta diversificada de parques temáticos, gastronomia premiada, atrações de aventura e natureza exuberante. Atualmente, o lazer é a principal motivação para 49% dos turistas que visitam o estado.