O projeto de mapeamento do Teatralogando publica neste próximo domingo (14), às 18h, o primeiro episódio da série de dez minidocumentários sobre os grupos de teatro do interior de São Paulo. O primeiro a ser destacado será a Cia Pano de Fundo, da cidade de Penápolis.
Idealizado pela atriz Amanda Ribeiro e produzido pelo ator Rodrigo Santiago, o "Teatralogando" é um projeto financiado pelo Proac (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é mapear e destacar o movimento teatral que floresce no interior paulista, trazendo à luz, grupos e companhias que muitas vezes permanecem desconhecidos do grande público.
O episódio revelará a história e bastidores da Cia Pano de Fundo, fundada pelo ator e diretor Luiz Carlos Colevatti. “Colevatti compartilhou com a gente sua jornada desde a fundação da companhia, em 1994, até as parcerias com diretores de Rio Preto e, em especial, com Jorge Vermelho, ator, diretor e coordenador executivo do FIT Rio Preto”, explica Amanda.
Desafios
Ao longo do episódio, os espectadores terão a oportunidade de mergulhar nos desafios enfrentados pela Cia Pano de Fundo, enquanto ela busca promover a arte teatral em Penápolis e na região.
Segundo Amanda, o mapeamento dos grupos de teatro é mais do que apenas um minidocumentário, é um testemunho do talento e resiliência dos artistas do interior paulista. "Estamos emocionados em compartilhar a história da Cia Pano de Fundo e destacar seu papel crucial no cenário cultural de Penápolis", comenta.
A estreia do capítulo será neste domingo, às 18h, no canal do YouTube e no site do mapeamento www.teatralogando.com.br/mapeamento.
Mapeamento
Além do registro audiovisual, o projeto disponibilizará episódios em áudio para os amantes do podcast. Cada um dos capítulos ganharão uma página dentro do portal com textos e relatos sobre o grupo de teatro.
Dessa forma, o portal “Teatralogando” tem por objetivo pulverizar, registrar e trazer visibilidade a esses grupos, além de registrar processos criativos e meios de produção cultural fora da capital paulista, ampliando assim, o conhecimento da população sobre o teatro regional, além de fortalecer o movimento teatral do interior.
Teatralogando
O "Teatralogando: Mapeamento dos Grupos de Teatro do Interior Paulista" tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Proac – Programa de Ação Cultural.
Seu objetivo é mapear e destacar o movimento teatral no interior paulista, oferecendo uma plataforma para grupos e companhias compartilharem suas histórias e contribuições para a cena cultural regional.