Cultura & Turismo

Santópolis do Aguapeí recebe furgão do CineSolar

Será montado na praça Central, na quinta-feira, a partir das 19h, com sessões de cinema, pipoca e atrações de graça para as famílias
Da Redação
17/09/2024 às 16h07
O CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema (Foto: Lucas Rosendo/CineSolar) O CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema (Foto: Lucas Rosendo/CineSolar)

O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, estará em Santópolis do Aguapeí (SP) na próxima quinta-feira (19), a partir das 19h, na praça central da cidade. Quem for ao local poderá acompanhar várias atividades, oficinas de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens.

 

Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais, os curtas produzidos por alunos da cidade e a animação “Kung Fu Panda 4” . A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.

 

A 8ª edição do CineSolar é viabilizada pela lei federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL. Ela é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.  

 

Como funciona

 

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela.

 

Ele contém luzes coloridas, decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

 

Escola

 

O CineSolar também realizará a Oficinema Solar com alunos da escola municipal Prof. Minas Barganian e da escola estadual Manoel Bento Neto. Os encontros on-line com objetivo de sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais introduzem aspectos básicos da linguagem audiovisual com a técnica de animação em stop motion.

 

Com celular e tablet, as crianças e jovens constroem coletivamente a história, protagonizam e roteirizam um curta, que é exibido na sessão de cinema à noite para toda a população.

 

Nesta edição, a curadoria dos curtas-metragens é do FicaEco (Festival Internacional de Cinema Agroecológico), que tem como viés principal promover produções audiovisuais socioambientais, sobre a biodiversidade, os povos tradicionais e originários, as questões de gênero, a educação e movimentos sociais.

 

O CineSolar

 

Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar (linktr.ee/cine.solar) transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.

 

O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu - com seus furgões Mahura e Tupã - mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar. E, no mês de julho, a Linda 3.0 estreou nas estradas brasileiras.

 

O CineSolar realiza compensação de 55 toneladas de CO2e, em parceria com a Ecooar, através do plantio de 262 árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas, em áreas de preservação permanente, no município de Garça (SP).

 

E também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz). O projeto integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, conta com a parceria institucional da Mercedes-Benz - Cars & Vans Brasil e parceria solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.