Cultura & Turismo

Público já pode se inscrever para workshops do Festival de Música Instrumental de Araçatuba

MIA será realizado entre 24 a 27 de agosto, com apresentações de artistas de diversas vertentes e estilos musicais, com músicos como Hermeto Pascoal, Badi Assad, Cumbia Calavera, Funmilayo Afrobeat Orquestra e Afinidades Trio
Da Redação
15/08/2023 às 07h51
Hermeto Pascoal & Grupo (Foto: Gabriel Quintão) Hermeto Pascoal & Grupo (Foto: Gabriel Quintão)

Entre os dias 24 e 27 de agosto, Araçatuba (SP) será palco do 9º MIA (Festival de Música Instrumental), com shows de diferentes estilos musicais, como jazz, erudito, popular, eletrônico, experimental e improvisação livre. O evento também se destaca por meio de workshops, como uma experiência em percussão para pessoas que nunca ou pouco tiveram contato com esses instrumentos.

 

E já estão abertas as inscrições para algumas dessas atividades, como é o caso do Workshop de guitarra com o guitarrista André Nieri, que pela primeira vez estará em Araçatuba. Ele irá compartilhar com os participantes a mesma metodologia que ensina aos alunos do Musicians Institute de Hollywood.

 

A aula será no dia 26, das 14h às 15h30, no Teatro Municipal Castro Alves, e o ingresso pode ser retirado 1 hora antes ou a partir de 14/08 aqui . Nieri também vai performar músicas do disco solo autoral e do próximo trabalho a ser lançado, além de apresentar exemplos práticos para os aprendizes.

 

Programação

 

O MIA é realizado pelas Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e que é gerenciado pela Poiesis. Com foco no intercâmbio de experiências entre a pluralidade dos músicos convidados e nos shows repletos da diversidade da música instrumental brasileira, a 9ª edição do festival traz a reflexão sobre os mercados e caminhos atuais que essa vertente ocupa atualmente.

 

Ao longo dos quatro dias, o público poderá assistir as performances de renomados músicos como Hermeto Pascoal, Badi Assad, Cumbia Calavera, Funmilayo Afrobeat Orquestra, Afinidades Trio, entre outros.

 

Para os shows que ocuparão o Teatro Municipal Castro Alves, o Centro Cultural Thathi e a Oficina de Macacos, a distribuição gratuita de ingressos ocorrerá de forma virtual a partir de 14 de agosto, via plataforma Sympla , e presencialmente nas bilheterias desses locais, distribuídos 1 hora antes das apresentações.

 

Em 2023, a curadoria foi desenvolvida por Ana Morena, Manoela Wright e Zé Renato Gimenes. A 9ª edição conta com a correalização da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e com o apoio do Sebrae e do Projeto Guri, este por meio da OS Santa Marcelina Cultura.

 

Sebrae

 

O Sebrae também promoverá uma atividade formativa pelo Sebrae apresenta: como fazer um Pitch de vendas, das 10h às 12h. Nesse caso, as inscrições podem ser feitas até 23 de agosto neste link . Fausto Lulio, consultor de Negócios do Sebrae Araçatuba, orienta de forma prática a elaboração de um pitch, passando pelas principais etapas, conceitos de comunicação e técnicas de apresentação.

 

E para a formação Rota Brasil: pitching com festivais de música instrumental, das 15h30 às 16h30, o MIA convoca realizadores de alguns dos principais festivais de música do Brasil para uma rodada de pitching, momento de apresentação e venda do próprio trabalho. As inscrições estão abertas até às 15h de 26/08 (clique aqui).

 

A atividade é indicada para quem busca ver o próprio projeto ganhar os palcos do País e poderá trocar experiências com os convidados: Ana Morena (RN) - produtora cultural, curadora, musicista, sócia e idealizadora do DoSol Combo Cultural; Barral Lima (MG) - compositor, instrumentista, produtor musical e CEO do Grupo UN MUSIC; Magali Kleber (PR) - diretora pedagógica do FIML - Festival Internacional de Música de Londrina; Renée Chalu (PA) - sócia diretora da Se Rasgum Produções e idealizadora de eventos como o Festival Sonido - Música Instrumental & Experimental; e Vanessa Damasco (RJ) - gestora e produtora do Centro Cultural Fundição Progresso.

 

Sons na ressignificação de objetos do dia a dia

 

Sons ocultos que habitam em materiais comuns serão o caminho para conhecer uma das formas de desenvolvimento da música experimental e da construção de instrumentos únicos. Essa é a proposta da oficina Gambiarras Sonoras, feita por Mauro Tanaka, artista sonoro, músico e luthier experimental.

 

Os encontros ocorrem de 21 a 25 deste mês, das 9h às 11h, e das 14h às 16h, na Casa da Cultura Adelino Brandão. Além de se voltar aos alunos e educadores do Projeto Guri - Polo Regional Araçatuba, a atividade oferece vagas limitadas para as demais pessoas que precisam se inscrever até 17/08 neste link.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.