Cultura & Turismo

Projeto Teatralogando vai mapear grupos de teatro do interior de São Paulo

Mapeamento passará por 10 cidades nas regiões de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Rio Preto
Da Redação
03/01/2024 às 18h07
Equipe do projeto Teatralogando (Foto: Divulgação) Equipe do projeto Teatralogando (Foto: Divulgação)

O cenário teatral no interior de São Paulo, muitas vezes oculto e pouco explorado, está prestes a ganhar os holofotes através do projeto "Teatralogando: Mapeamento dos Grupos de Teatro do Interior Paulista".  Selecionado pelo Proac (Programa de Ação Cultural) do governo do Estado, o projeto irá mapear os grupos teatrais nas regiões de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. 

 

O objetivo é registrar a história de dez grupos teatrais em dez municípios diferentes, através de minidocumentários. Além do registro audiovisual, o projeto disponibilizará episódios em áudio para os amantes do podcast. Cada um dos capítulos ganhará uma página no portal www.teatralogando.com.br , com textos e relatos sobre o grupo de teatro. 

 

O portal tem por objetivo pulverizar, registrar e trazer visibilidade a esses grupos e registrar processos criativos e meios de produção cultural fora da capital paulista, ampliando o conhecimento da população sobre o teatro regional, além de fortalecer o movimento teatral do interior.

 

Os dez grupos entrevistados em dez cidades diferentes dentro das regiões selecionadas gravarão entrevistas informando sobre o processo de criação e manutenção do teatro executado no interior. O portal também divulgará outros grupos do interior paulista que queiram participar do projeto, que enviarem o material.

 

Iniciativa

 

A idealizadora do mapeamento, a atriz Amanda Ribeiro, explica que o interior do Estado possui forte movimento teatral, porém desconhecido e pouco divulgado. “A pouca divulgação faz com que a história teatral destas localidades se perca por ausência de registros e de exposição adequada, já que o alcance destes grupos e companhias acabam ilhados em suas regiões, criando uma lacuna na história do teatro paulista, focada apenas na capital”, explica. 

 

Ainda de acordo com ela, há grupos teatrais no interior que são muito conhecidos, inclusive fora do Estado, mas muitos outros não têm essa voz e esse espaço que merecem. “E é isso que queremos proporcionar”, argumenta. 

 

Também fazem parte do projeto o ator Rodrigo Santiago, que é produtor executivo; o ator Ricardo Faria e a dupla de cineastas da Under Filmes, Thiago Tonello e Fabiana Harumi. 

 

Oficinas Formativas

 

O projeto oferecerá ainda duas oficinas online e gratuitas para que grupos e produtores culturais aprendam a usar as redes sociais para divulgação dos espetáculos. As oficinas serão sobre tráfego pago no Meta Ads e técnicas SEO para blog, além de noções básicas de design gráfico usando apps gratuitos como por exemplo o Canva.

 

As oficinas serão gravadas e disponibilizadas por tempo indeterminado nas plataformas do projeto, que tem o apoio do governo do Estado, da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Proac.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.