Apresentações serão feitas pela cantora Talita Rustichelli e o violonista Milton Farias (Foto: Divulgação)
A pluralidade da Música Popular Brasileira será celebrada em Araçatuba (SP) por meio do projeto Tão Brasil, composto de cinco apresentações musicais com entradas gratuitas, em locais variados da cidade. Elas serão feitas pela cantora Talita Rustichelli e o violonista Milton Farias, que interpretarão canções que representam os diferentes movimentos da música brasileira, desde o final dos anos 1950 até os dias atuais.
A primeira etapa do projeto acontece já no próximo domingo (3), com dois shows. O primeiro será dentro do evento Circulaê, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, às 9h, e o segundo, às 19h, no espaço cultural Bodega do Galo; a casa abre às 17h30. Cada show tem uma hora de duração e iniciará pontualmente.
Dando continuidade aos eventos, no dia 17 de agosto, Talita e Milton se apresentam no Centro Cultural Associata, às 17h30. Já no dia 24, no Espaço Fábrica da Arte, a dupla participa do 1° Piquenique Cultural, que acontece das 16h às 19h. A entrada é gratuita. As pessoas podem levar suas cangas ou toalhas para estender no chão e aperitivos para comer no local.
Haverá uma última apresentação prevista para setembro, em data e local que serão divulgados em breve.
Homenagens
Com arranjos exclusivos e um formato intimista, os shows homenageiam a diversidade de influências que formam a identidade musical do Brasil, com um repertório que passeia por movimentos históricos que marcaram diferentes gerações da MPB. O público ouvirá clássicos da Bossa Nova, Jovem Guarda, Tropicália, Clube da Esquina, Vanguarda Paulistana, Manguebeat e da Nova MPB, além de duas canções autorais de Talita Rustichelli.
Durante as apresentações, os músicos também falam sobre cada movimento, explicando suas origens, características e contextos históricos. “A ideia é que as pessoas possam não só ouvir, mas compreender a importância de cada fase da música brasileira, entender o que esses movimentos representaram e como ainda influenciam a música de hoje”, explica Talita, que também é produtora cultural e atua em vários projetos ligados à música brasileira.
Repertório
De acordo com ela, a escolha do repertório valoriza a representatividade, com músicas compostas ou gravadas por artistas de diferentes gêneros, raças e regiões do país. “A pluralidade é uma das maiores riquezas da nossa cultura, e a MPB é um reflexo disso. Queremos que o público se emocione, reflita e se sinta representado”, completa.
Milton Farias, que tem uma longa trajetória como professor, violonista e instrumentista na região, assina os arranjos e acompanha Talita ao violão. Ele ressalta o caráter educativo do projeto e explica que muita gente conhece as músicas, mas não as associa ao movimento do qual elas fazem parte. “Recontar essa história com música é uma forma leve de difundir cultura”, afirma.
Impacto
O projeto se destaca também pelo impacto cultural e social. Ao revisitar canções marcadas por contextos políticos, sociais e criativos específicos, como a Tropicália ou o Manguebeat, Tão Brasil convida o público a refletir sobre os caminhos da cultura nacional e as transformações da sociedade brasileira ao longo das décadas.
“Mais do que um show, é um encontro com a nossa história sonora, com o que somos como povo, como cultura, como país. E essa história precisa ser contada e cantada por muitas vozes”, conclui Talita.
Tão Brasil é idealizado e produzido pela Dita Pauta Comunicação e Cultura e foi contemplado pelo Programa de Fomento à Cultura de 2024. O projeto conta com apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Fundo Municipal de Apoio à Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Serviço
Projeto Tão Brasil
Apresentações gratuitas com: Talita Rustichelli (voz) e Milton Farias (violão)
Datas
- 03/08 (domingo), às 9h - Circulaê (Av. Padre Ângelo Rudello, atrás da Emeb José Cazerta - bairro Águas Claras)
- 03/08 (domingo), às 19h - Bodega do Galo (Rua Gonçalves Ledo, 95, São Joaquim)
- 17/08 (domingo), às 17h30 - Centro Cultural Associata (Rua 15 de novembro 275, Centro)
- 24/08 (domingo), das 16h às 19h - Espaço Cultural Fábrica da Arte (Rua Marcos Manfrinati, 2147 - Ipanema)
Classificação: Livre
Duração: 1h