PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cultura & Turismo

Programa forma a primeira turma de viola caipira na região de Araçatuba

Ação da Faesp/Senar-SP em parceria com o Siran foi realizada em Buritama, com 12 participantes, e apoio da Secretaria Municipal de Cultura
Da Redação
02/09/2023 às 11h49
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

O programa Viola Caipira da Faesp/Senar-SP, em parceria com o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), formou a primeira turma de viola caipira na região de Araçatuba (SP). Com cinco meses de duração, ação com 12 participantes foi realizada em Buritama, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

A conclusão do curso aconteceu com apresentação ao público na casa do produtor rural João Elísio, um dos participantes da ação. Segundo o que foi informado, em cinco meses, a partir de março, o grupo contou com 3 horas/aula, duas vezes por semana, no Centro Cultural Graciliano Ramos

 

O grupo teve acesso à simbologia e teoria musical, padrões de nomenclatura, técnicas de ponteado, de mão direita e mão esquerda, anatomia da viola, noções rítmicas, acordes, materiais necessários e sugestões de repertório.

 

De acordo com o instrutor Cezar Sulini, o curso proporciona diversas técnicas para familiarizar o aluno com o instrumento. “O programa abrange conhecimento técnico do instrumento, para que o aluno possa se familiarizar melhor. Usamos técnicas de mão esquerda e direita, estudamos escalas e ritmos que fazem parte da cultura caipira”, conta o instrutor.

 

Sulini explica ainda que a ação oferece suporte para o desenvolvimento do instrumentista nos seus primeiros contatos com a viola caipira, possibilitando o aperfeiçoamento para apresentação profissional de forma individual, formação de duplas e grupos musicais, com a possibilidade da criação e a participação em eventos culturais

 

Antes do programa, a maioria dos alunos nunca tinha pegado em uma viola. É o caso da artesã Eliana Aparecida Gomes Melin. "Eu toco violão, mas sempre gostei do som da viola, e quis complementar. Foi bem proveitoso e pretendo continuar no aprendizado. Tô combinando com a turma de nos reunirmos para continuarmos tocando junto", diz Eliana.

 

O auxiliar de suporte help desk Leonardo Cecato Brito também começou o programa do zero e já solicita um segundo módulo. "A minha família sempre manteve relação com a área rural, portanto, cresci ouvindo música caipira. Fiquei muito satisfeito com tudo o que aprendi no curso, desde a teoria, das histórias às diferenças do uso da viola pelo país à parte prática", garante Brito.

 

Os interessados em participar das ações do Siran e do Senar-SP devem ligar ou enviar WhatsApp para a entidade, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.