A premiação anual do Troféu Odette Costa, promovido pela Secretaria de Cultura de Araçatuba (SP), foi marcada pela homenagem póstuma ao músico Paulo Belúcio, que morreu aos 59 anos, no dia 7 de maio, em decorrência de uma leucemia.
Paulinho Belúcio, como era conhecido, entrou no mundo da música ainda criança, participou de várias edições do Fico (Festival do Colégio Objetivo) e foi um dos fundadores da banda Fábrica da Arte, que surgiu em 1997 e permaneceu em atividade até 2009.
Durante a cerimônia de premiação, que aconteceu na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, na noite de quinta-feira (20), a viúva de Paulinho, Maria do Carmo, e o filho Raul Belúcio, receberam flores e um exemplar o troféu, que neste ano está na sua 21ª edição.
Como a revelação dos vencedores durante o evento, todos os artistas indicados concorrentes ao prêmio estavam presentes, acompanhados de familiares e amigos.
Revelação
Neste ano, as indicações para o Prêmio Odette Costa foram feitas pelas câmaras setoriais do Conselho Municipal de Políticas Culturais, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A votação popular dos indicados ocorreu entre os dias 6 e 13 de junho, via formulário eletrônico, com link disponibilizado no site da Secretaria Municipal de Cultura.
A secretária municipal de Cultura, Tieza Marques, lembrou que foram contabilizados 2.663 votos, mostrando que cada vez mais a sociedade se mobilizando para manter a tradição do evento, considerado de grande importância para a cultura de Araçatuba.
Vencedores
CATEGORIA ARTES CÊNICAS
A Casa do Teatro - pela produção do espetáculo Os Piratas do Tietê, vencedor com 62,9% dos votos
Denise Vaz - pela sua performance no espetáculo Etéreas Asas
Janaina Corazza - pela atuação na obra Quem Quer Viver Pra Sempre?
CATEGORIA ARTES VISUAIS
Dayton Roger - pelo trabalho como aquarelista em nosso município
João T. K. - pela cobertura fotográfica do Festival de Teatro de Araçatuba
Rita Brandão - exposição “Antes Arte do que Tarde”, arte reabilitação para idosos 60+, vencedora com 49,6% dos votos
CATEGORIA CULTURA POPULAR
Du Viola e Mirim – por manter a cultura caipira viva, professor e violeiro, vencedores com 40% dos votos.
Manuela e Celestino – por manter a tradição da música caipira raiz
Nelson Souza ferreira – Folia de Reis
CATEGORIA CULTURA URBANA
Gabriela Silva - trabalho como trancista no projeto Rasta Roots, voluntariado em várias ações voltadas para cultura urbana e preta, como Semana da Consciência Negra e projetos sociais, vencedora com 54,1% dos votos.
Kardoso MC - coletivo Batalha da Caveira
Marcus Bertelli - projeto Danças Urbanas
CATEGORIA DANÇA
Academia Equilíbrio - pelas várias premiações em festivais no ano de 2023
Heloísa Avanço, do espaço integrado – pelo espetáculo “O Despertar da Primavera”, vencedora com 37,7% dos votos.
Pablio Guedes – pelos trabalhos com a dança junto à Cia OBS
CATEGORIA LITERATURA
Cintia Brasileiro – pela obra “Na Intimidade do Silêncio”
Emília Goulart – pela obra Escravos e Rosas, vencedora com 43,6% dos votos.
Manuel Pina - pela obra “Império do Ocidente”
CATEGORIA MÚSICA
Klin Clamber - pela turnê Alvorada 2024
Lovro - pelo lançamento de 8 singles entre 2023 e 2024, com destaque para “Lábia” e “Filho do Soul” e por seu trabalho de mixagem, composição e produção musical
Lucas Gratão e Cristian - pelo lançamento do single e videoclipe de “A Verdade”, feat. com a dupla Henrique e Léo, vencedores com 41,8% dos votos.
CATEGORIA PRODUÇÃO CULTURAL INDEPENDENTE
Céu, Cinema e Pipoca – festival de cinema realizado pela produtora Pimenta Cultural
Corpos Festival de Dança 2024 – realizado pela produtora Zona Plural, vencedor com 40,3% dos votos.
Festara 2023 – realizado pela Associata (Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba).
O Troféu
O “Troféu Cultural Odette Costa” foi instituído por meio da lei municipal 4.905, de 23 de outubro de 1996, e é considerado a maior honraria do setor cultural no município. O prêmio foi idealizado para contemplar pessoas, espetáculos e ações culturais desenvolvidas em Araçatuba que tiveram relevância e destaque no cenário cultural da cidade.
A cerimônia foi conduzida mestres de cerimônia Vanessa Manarelli e Otavio Almeida, a teve a presença do prefeito Dilador Borges (PSDB), e da presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas, Alcione Maria dos Santos Costa Gonçalves. A apresentação contou com tradução simultânea em Libras - língua brasileira de sinais, pelo guarda civil municipal Diogo de Sousa.