A Prefeitura de Araçatuba (SP) considerou positivo o resultado da 1ª Festa das Ações, evento realizado na sexta-feira e neste sábado (26), no recinto Clibas de Almeida Prado, envolvendo várias entidades assistenciais.
A ação contou com o apoio de várias secretarias municipais, do Siran e da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), que manteve montada a estrutura utilizada no Congresso Nacional, encerrado no final de semana anterior.
Quem esteve no recinto no sábado pode acompanhar o espetáculo teatral de bonecos “Carruagem de Histórias”, com a Cia Nuvem & Feijão; apresentações da Banda Marcial da Fundação Mirim, de Odori e Taikô da Associação Nipo-Brasileira de Araçatuba; além do show com a dupla Gustavo & Daniel, com repertório sertanejo.
Na noite de encerramento, o prefeito Lucas Zanatta (PL) declarou que a Festa das Ações representa o nascimento de uma nova tradição cultural para Araçatuba. “Mais do que um evento, foi um momento de integração entre a cidade, as famílias e as instituições que fazem a diferença todos os dias. A ideia é seguir fortalecendo essa iniciativa e ampliar o alcance nas próximas edições”, destacou.
Social
Com entrada aberta ao público e transporte também sem cobrança de tarifa por parte da TUA (Transportes Urbanos Araçatuba), que operou uma linha especial gratuita para facilitar o acesso ao recinto, o evento reuniu milhares de pessoas.
A praça de alimentação foi um dos destaques, com grande variedade de cardápio apresentada pelas entidades beneficentes parceiras: AACC (Associação de Apoio à Criança Carente e Pessoas Portadoras de Câncer), Abac (Associação Beneficente Amor e Cuidado), Abrigo Ismael, Albergue Noturno Senhor Bom Jesus da Lapa, Acrepom (Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável), AMA (Associação de Amigos do Autista), Associação Nipo-Brasileira, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Centro de Tradições Culturais, Asilo São Vicente, Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete, Casa Bom Samaritano, Fundação Mirim, Instituto Cristão Crescer, Instituto para Cegos Santa Luzia, Lar Caminho de Nazaré, Hospital Ritinha Prates, Santa Casa, Lar da Velhice e Lar São João.
Papel solidário
Segundo a administração municipal, a Festa das Ações foi construída sobre três pilares: valorização da cultura local e regional, oferta de lazer e entretenimento à população e incentivo à solidariedade.
Em nota, a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, reforça o papel solidário da festa. “As entidades participantes puderam divulgar seus trabalhos e também gerar renda com a venda de produtos, o que é fundamental para sua sustentabilidade”, afirma.
A vice-prefeita Nice Zucon (PL) elogiou o envolvimento da comunidade e a estrutura oferecida. “Foi uma festa acolhedora, segura e feita com carinho. O apoio da população foi essencial para esse sucesso. Agora temos mais um marco positivo na nossa agenda cultural”, declara.