Cultura & Turismo

Licitação para reforma do prédio do Museu Histórico e Pedagógico não tem interessados

Esta etapa inclui o reparo da fundação, sistema de drenagem e a contenção da raiz da figueira existente no terreno onde o prédio está construído
Lázaro Jr.
10/10/2023 às 19h13
Prédio está fechado ao público desde fevereiro de 2017 (Foto: Manu Zambon/Arquivo) Prédio está fechado ao público desde fevereiro de 2017 (Foto: Manu Zambon/Arquivo)

Foi considerada deserta a licitação realizada pela Prefeitura de Araçatuba (SP) para contratar empresa para execução de obras e serviços para reforma da parte estrutural da Casa do Engenheiro-chefe do Complexo Ferroviário da NOB (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil), que abriga o Museu Municipal Marechal Cândido Rondon.

 

O resultado foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (10) e é a segunda licitação seguida que não tem interessados, de acordo com a administração municipal.

 

O aviso de licitação para contratar empresa para realização das obras foi publicada inicialmente em julho. O valor a ser investido era de R$ 54.957,10 e as empresas interessadas deveria apresentar proposta até o dia 14 de agosto.

 

Como não houve interessados, a licitação foi repetida, com a sessão para conhecimento das propostas marcada para 21 de setembro. Na publicação consta que considerando a atualização da data base da planilha orçamentária do edital, o valor orçado pelo município foi reduzido para R$ 53.832,64.

 

Obras

 

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, o prédio é tombado pela resolução SC 43, de 16 de julho de 2012, e está fechado ao público desde fevereiro de 2017, quando foi necessário providenciar a dedetização devido à presença de cupins.

 

Em seguida, foi constatado que a estrutura apresentava problemas e precisaria passar por reforma e restauração. Como não havia plantas e informações suficientes sobre a parte física do imóvel, o projeto arquitetônico teve que começar do zero.

 

Etapas

 

A reforma foi dividida em duas partes: estrutural e restauro. A parte que já foi licitada e que não teve interessados é a contratação da empresa que fará a parte estrutural, que inclui o recalque (reparo de rebaixamento devido ao adensamento do solo sob a fundação), sistema de drenagem e a contenção da raiz da figueira existente no terreno onde o prédio está construído.

 

Sobre a execução da segunda etapa do projeto, que inclui a restauração das partes de madeira do prédio (portas, janelas, balaustradas, piso interno e forro), ainda não há informações. O acervo do museu foi inteiramente transferido para um depósito em adequadas condições de guarda.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.