A partir desta quinta-feira (30), moradores e turistas poderão aproveitar os três dias de festa do "Juninão" de Buritama (SP), evento organizado pelo Fundo Social de Solidariedade e que acontece até o próximo sábado (1º de junho). A festa será no recinto de festas do peão, a partir das 19h, com entrada gratuita e comidas típicas.
O público poderá apreciar pratos típicos como bolinho de milho, pamonha, milho cozido, curau, peixe, quenga, pastel, coxinha, torresmo, frango a passarinho, espetos, batata frita, churros, vinho quente, suco e bebidas em geral. O evento terá ainda brinquedos para as crianças e feira de artesanato.
Os organizadores esperam atrair cerca de 10 mil pessoas de toda a região durante o evento, devido ao feriado prolongado de Corpus Christi. A novidade deste ano será a homenagem ao artista nordestino J. Borges. A decoração contará com obras do xilogravurista que revela paisagens do sertão e agreste, além da música e folclore do Estado.
Shows
Na quinta-feira, o cantor Ruan abre a programação musical do "Juninão". Sexta-feira, quem se apresenta é a dupla Althair e Alexandre. Já no sábado, o público poderá acompanhar as canções de Carreiro e Capataz. Após cada atração, a animação ficará por conta de DJ.
Segundo a presidente do Fundo Social, Camila Pereira de Souza Oliveira, todo dinheiro arrecadado durante a festa será destinado para execução de ações às famílias em vulnerabilidade social atendidas pelo município e entidades.
“Estamos com uma expectativa grande para este ano e esperamos que passe pelo evento cerca de 10 mil pessoas, entre moradores e turistas da região. É uma festa social e toda a renda é revertido para os projetos e auxílio das entidades filantrópicas do município. São mais de cem pessoas envolvidas no evento em prol da solidariedade”, comenta.
Arrecadação
O dinheiro arrecadado na festa será empregado em projetos que atendem famílias em vulnerabilidade social no município. De acordo com a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, a arrecadação será para aplicação em ações sociais do Fundo Social e entidades.
“É revertido em campanhas do agasalho, projeto mamãe bebê social com gestantes, cabide solidário, materiais para confecção de produtos artesanais do Bazar Solidário e também em projetos de capacitação e geração de renda como Escola da Beleza, Escola da Moda e Padaria Artesanal”, explica.