Cultura & Turismo

Jornalista de Araçatuba lança livro sobre a história do Carnaval

Obra traz a história do carnaval em crônicas e entrevista feita em 2010 com o carnavalesco Joãosinho Trinta
Da Redação
01/07/2025 às 08h29
É o 12º livro do jornalista, professor e escritor Arnon Gomes (Foto: Divulgação) É o 12º livro do jornalista, professor e escritor Arnon Gomes (Foto: Divulgação)

O jornalista, professor e escritor Arnon Gomes lança, no próximo sábado (5), na Biblioteca Pública Municipal de Araçatuba (SP), o livro “Memórias de um Quase Folião - a história do carnaval em 30 crônicas e uma entrevista com Joãosinho Trinta, o maior dos carnavalescos”.

 

O lançamento será realizado das 17h às 20h, com a presença do autor, que receberá o público para sessão de autógrafos e bate-papo. O livro será vendido no local.

 

A obra é dividida em duas partes. A primeira é uma coletânea de textos escritos e publicados em série entre janeiro e fevereiro de 2007 no jornal Folha da Região, na coluna “Abre-alas”. A coluna foi criada para levar ao leitor do jornal, a história do carnaval, e as crônicas foram publicadas por 30 dias seguidos no período anterior ao carnaval de 2007”, segundo o autor do livro.

 

Ainda de acordo com o autor, a segunda parte resgata uma entrevista também feita por ele com o carnavalesco Joãosinho Trinta, em 2010, um ano antes de ele morrer. O jornalista afirma que o carnavalesco é um dos maiores nomes da história do Carnaval e que a ideia é eternizar esse depoimento em um livro, devido à importância de Joãosinho para a festa, na certeza de que esta foi uma das últimas entrevistas concedidas por ele.

 

Imagens 

 

O autor explica que para “carnavalizar” a obra, o livro conta com o trabalho artístico do ator, diretor teatral e desenhista Fabiano Santos, que produziu uma ilustração para cada crônica. Em grande parte, são imagens históricas do Carnaval retratadas em desenhos ao final de cada capítulo.

 

O livro conta com 270 páginas e o nome foi inspirado em uma brincadeira entre amigos, que costumam chamar Arnon de “folião” ou “carnavalesco”, por causa do amor e ligação dele com o Carnaval. Ainda em tom de brincadeira, Arnon conta que não pula Carnaval e nem sabe desenhar como um verdadeiro carnavalesco, por isso, considera-se um “quase folião”.

 

Trajetória 

 

“Memórias de um Quase Folião” é o 12º livro escrito por Arnon Gomes desde o lançamento de sua primeira obra, “Com Véu de Alegoria”, que conta a história do carnaval em Araçatuba. De acordo com ele, o novo título difere dos outros que já publicou, marcados por biografias, enquanto essa é a primeira coletânea de crônicas.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.