Cultura & Turismo

Grupo grava curta-metragem em Araçatuba neste sábado

Filme conta história de menina que morreu aos 5 anos de idade e passou a ser considerada milagreira
Da Redação
13/04/2024 às 09h08
Curta-metragem é gravado neste sábado (Foto: Amanda Reis/Divulgação) Curta-metragem é gravado neste sábado (Foto: Amanda Reis/Divulgação)

Acontece hoje em Araçatuba (SP), a gravação de um curta-metragem de ficção que vem sendo desenvolvido por meio de aulas gratuitas sobre produção audiovisual oferecidas à comunidade. A iniciativa faz parte da formação “A 7ª Arte: do Roteiro à Pós-Produção”, por meio da agência Neoplan e Vem Vento Produções Artísticas. Todas as atividades são 100% gratuitas.

 

A gravação de hoje envolve cerca de 30 pessoas, com participantes de todas as idades. Dois locais da cidade serão utilizados, sendo uma moradia e um espaço público. A atividade será coordenada pelos responsáveis pelo projeto e pelos professores das oficinas já realizadas.

 

O grupo teve interesse em histórias da tradição oral da cidade e, depois de pesquisa, escolheu contar sobre uma menina que viveu no município há mais de 90 anos e que, após sua morte, aos 5 anos de idade, passou a ser considerada milagreira. É uma espécie de lenda urbana araçatubense que agora será perpetuada por meio do curta-metragem.

 

Oficinas

 

Com início em fevereiro, as oficinas tiveram como temas as etapas de uma produção audiovisual e ensinaram sobre criação de roteiro, aplicação de acessibilidade, as leis do audiovisual, direção e produção, fotografia, atuação e distribuição do filme. 

 

Além de noções introdutórias e técnicas, a iniciativa tem como objetivo oferecer aos alunos, a possibilidade de colocar em prática o que aprenderam. Todas as oficinas ministradas até o momento contaram com mentorias individuais, para que os discentes pudessem tirar dúvidas e aprofundar ainda mais o conhecimento em cada área. 

 

O lançamento do curta-metragem deve acontecer nos próximos meses e, até lá, os alunos ainda aprenderão técnicas de edição, sonorização e desenvolvimento de projetos. Um dos destaques da iniciativa é a preocupação com a acessibilidade, tanto durante as aulas, que contam com tradução em Libras, quanto com o produto, que vai receber todo o tratamento para contemplar espectadores com diversas necessidades especiais.

 

Apoio

 

O projeto é 100% custeado pela Prefeitura de Araçatuba, Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.

 

Mais informações podem ser consultadas no Instagram @asetimaarte.formacao.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.