O ginásio de esportes Plácido Rocha, de Araçatuba (SP), recebe neste sábado (5), o "Festival Tião Maia", com apresentações de quadrilhas juninas e barracas de comidas típicas. O evento cultural é promovido pelo vereador Ícaro Morales (Cidadania), para homenagear alunos da rede pública e privada de ensino e de escolas de dança do município que se destacam no campo da arte e da cultura caipiras.
A programação tem início previsto para as 18h e as apresentações são abertas ao público. O evento reunirá escolas particulares, academias de dança, o projeto social Atamor e instituições convidadas. A proposta é valorizar a cultura popular por meio de apresentações de quadrilha, com destaque para a história de vida de Tião Maia, figura simbólica da tradição caipira local.
Apresentações
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal da Educação, informa que participará com três unidades da rede municipal de ensino, envolvendo 78 estudantes. A escola municipal Floriano Camargo de Arruda Brasil apresentará a coreografia “O casamento junino”, com o 5º ano.
A escola municipal de ensino básico Camila Tomashinski apresentará a quadrilha tradicional, enquanto a escola Selma Maria Trezinin fará uma apresentação de catira.
Valorização
Em nota, a Prefeitura informa que o Festival Tião Maia marca o início de uma nova série de eventos culturais voltados à valorização dos pioneiros da cidade e da herança caipira, com apoio das secretarias municipais de Cultura, Educação e Esporte e da Câmara Municipal.
Chamado "Prêmio Tião Maia", o evento foi instituído pela resolução 2.099, de 9 de junho de 2025. Ele homenageia Sebastião Ferreira Maia, que morreu aos 89 anos, em 2005). O homenageado foi um dos nomes mais importantes da pecuária brasileira.
Nascido em Passos (MG), ele ficou conhecido em Araçatuba, onde fundou o Frigorífico T. Maia, em 1952. A empresa abatia até 200 mil cabeças de gado por ano, exportava carne para vários países e foi um dos motores do desenvolvimento econômico da cidade.
Na década de 1970, Tião Maia levou sua experiência para a Austrália, onde chegou a controlar cerca de 1 milhão de hectares e mais de 170 mil cabeças de gado. Reconhecido internacionalmente, teve sua trajetória marcada por pioneirismo na pecuária e influência empresarial.