O filme “Fogo no Canavial”, dirigido e produzido em Araçatuba (SP), será exibido em duas sessões exclusivamente para professores da rede municipal de ensino nesta semana. O objetivo, segundo o que foi informado, é levar a arte produzida no município aos educadores e formadores da nova geração.
A obra é dirigida por Fernanda Machado e Samuel Lalucci e teve suas filmagens realizadas em diversos pontos históricos e de lazer de Araçatuba, como o Parque Municipal da Fazenda e a Estação Labouriau. O curta-metragem relata a história de um jovem desafiado por um rico adversário "em um confronto explosivo, tecendo ancestralidade e modernidade em um faroeste brasileiro inovador ".
Trata-se de uma história de ficção, original e inédita, com atores e atrizes da cidade, financiado pelo governo federal e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo. Entre os apoiadores estão Conteúdo Estratégico, Lalucci Filmes, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Araçatuba.
Apresentação
As mostras ocorrem nesta terça-feira (5) e na quinta-feira (7), das 8h às 10h, no Edifício Siran, onde funciona o auditório da Secretaria Municipal de Educação.
No dia 13 deste mês, das 8h às 19h, "Fogo no Canavial" será exibido para o curso de Psicologia da FAC-FEA, a fim de formentar o diálogo entre arte e educação. Após a exibição haverá roda de conversa sobre questões antropológicas e indígenas presentes na obra, com a participação da professora de Antropologia e Cultura Negra e Indígena, Dra. Angela Liberatti, de alunos e a diretora do filme, Fernanda Machado.
Oficina
Já no dia 18, das 8h às 13h, os diretores do filme Fernanda Machado, Samuel Lalucci e a preparadora de elenco Paula Liberati, participam de uma oficina denominada “Vamos fazer um Filminho” , voltada para crianças, a ser realizada no Céu das Artes, no residencial Atlântico.
Durante a atividade, os frequentadores do espaço poderão entrar em contato com algumas etapas da produção de um filme, inlcuindo roteiro, luz, direção e também atuação. O evento é aberto para estudantes de 10 a 12 anos.
Palestra
No dia 19, haverá palestra com os indígenas Ricardo Godoi Terena e Luiz Rolando Caciango Amarú, que são presidente e vice-presidente, respectiamente, da Assindar (Associação Indigenista de Araçatuba e Região).
Eles devem falar sobre a história indígena de Araçatuba antes da chegada da ferrovia, evento voltado para alunos das escolas municipais Leonisia de Castro e Prof. José Machado Neto.
Inclusão
Segundo os responsáveis pelo filme, também está prevista para acontecer, em data ainda a ser definida, a exibição do filme com áudio transcrição para o público atendido pelo Instituto para Cegos Santa Luzia.