Termina neste sábado (30), a 10ª edição do MIA (Festival de Música Instrumental de Araçatuba), com apresentações de grandes instrumentistas, corporações musicais, workshop e shows com a Banda Paralela e Mental Abstrato.
Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o festival é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, APAA (Associação Paulista Amigos da Arte) e Sesc Birigui.
A programação tem início às 8h, na praça João 23, mais conhecida como praça do Paraíso, na rua Saldanha Marinho, com apresentação da pianista Heloísa Gimaiel e da violinista Sarah Paraizo. Às 9h, a Banda Municipal Bruno Zago se apresenta na praça Dr. Jaime de Oliveira, nos fundos da Santa Casa, na rua Floriano Peixoto.
Workshop
Às 10h, o Teatro Castro Alves recebe o compositor, arranjador e multi-instrumentista André Siqueira para um workshop sobre técnicas de arranjo e improvisação para violão. A oficina pretende refletir sobre questões de textura, harmonia e ritmo aplicadas ao arranjo para o instrumento.
A programação no período da tarde começa às 15h, com apresentação especial da Banda Marcial da Fundação Mirim de Araçatuba no Shopping Praça Nova. Na praça Getúlio Vargas, às 16h, haverá apresentação do violonista e professor Paulo Renato e da musicista Vivi Nukamoto.
Praça 500 anos
A praça João Pessoa, também conhecida como “500 Anos”, receberá cinco atrações, inclusive o encerramento do festival. A programação tem início às 16h30, com um instrumental de rock com o guitarrista Guilherme Held, o baixista Fernando Kid e a baterista Beatriz Marques.
Às 18h, os músicos Celso Veagnoli, Márcio Negri, Felipe Deleon, Henrique Pereira, Cristiano Silva, Ariane Bego e Fabiano Golin farão um show de jazz.
Já às 19h, a Banda Paralela apresentará um repertório variado, com ritmos brasileiros, rock, pop e dance, em dois horários, tendo uma formação básica de cinco sopros e duas percussões.
Às 19h30 haverá show de jazz com os músicos Alegre Corrêa, Cristiano Silva, Fernando Barbosa e Marcelo Santiago, e às 20h30, terá nova apresentação da Banda Paralela.
O festival será encerrado com o show da banda Mental Abstrato, a partir das 21h. Formado pelos músicos e produtores Omig One, Calmão e Guimas Santos, o grupo paulistano vai trazer a essência do jazz contemporâneo e do hip hop, mesclado a raridades da música brasileira.