A primeira edição da Festa das Ações reunirá atrações culturais, gastronomia, feira de artesanato e solidariedade em dois dias de evento no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. A celebração acontece nos dias 25 e 26 de julho, com apoio a 20 instituições assistenciais de Araçatuba.
Promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, a festa conta com a parceria das secretarias municipais, da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) e do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste).
O evento será realizado no Bosque da ABQM, com entrada gratuita e acesso pelo portão 3 do recinto. Na sexta-feira (25), o horário será das 19h às 22h. No sábado (26), das 17h às 22h.
Programação cultural
A programação artística é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e inclui apresentações musicais, teatro e danças típicas que valorizam a cultura caipira, japonesa e italiana, povos que contribuíram para o desenvolvimento de Araçatuba.
Na sexta-feira, se apresentam a Orquestra Popular de Música Caipira da Fundação Mirim, grupos de hip hop e K-pop com a PBKF (Associação PBKF) e o cantor Leandro Kato, com repertório sertanejo.
No sábado, a abertura será com o espetáculo de bonecos “Carruagem de Histórias”, da Cia Nuvem & Feijão. Também estão programadas apresentações da Banda Marcial da Fundação Mirim, de Odori e Taikô da Associação Nipo-Brasileira de Araçatuba, além do show com a dupla Gustavo & Daniel.
Cultura, lazer e solidariedade
Segundo a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade, Priscila Lopes Zanatta, a Festa das Ações se baseia em três pilares: valorização da cultura local e regional, lazer e entretenimento, e solidariedade.
“Teremos uma linda festa solidária, preparada com muito carinho para celebrarmos a união, a cultura e a solidariedade. Convidamos toda a população de Araçatuba e região para estar com a gente neste momento de lazer e ajuda às instituições sociais” , afirmou.
Instituições participantes
Ao todo, 20 instituições participarão do evento com barracas de comidas típicas. Toda a renda será destinada aos projetos sociais desenvolvidos pelas próprias entidades.
Entre os pratos que serão comercializados estão cupim casqueirado, pastel, arroz carreteiro, espetinho, lanche de pernil, caldo pantaneiro, caldo de mandioca, curau, canjica, bolo de milho, batata frita, cachorro-quente, pudim, arroz doce e costela de chão.
As instituições participantes são:
AACC (Associação de Apoio à Criança Carente e Pessoas Portadoras de Câncer)
Abac (Associação Beneficente Amor e Cuidado)
Abrigo Ismael
Albergue Noturno Senhor Bom Jesus da Lapa
Acrepom (Associação de Catadores de Papel Papelão e Material Reciclável)
AMA (Associação de Amigos do Autista)
Associação Nipo-Brasileira
APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)
Centro de Tradições Culturais
Asilo São Vicente
Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete
Casa Bom Samaritano
Fundação Mirim
Instituto Cristão Crescer
Instituto para Cegos Santa Luzia
Lar Caminho de Nazaré
Hospital Ritinha Prates
Santa Casa de Araçatuba
Lar da Velhice
Lar São João.