A Secretaria de Cultura de Araçatuba (SP) contratou um profissional para fazer a restauração da estátua Vitória Alada de Samotrácia, instalada ao lado do Complexo Cultural Bandeiras, no bairro Das Bandeiras, onde fica a Biblioteca Pública Municipal "Rubens do Amaral", o Teatro Municipal "Paulo Alcides Jorge" e o Saguão das Artes "Mildred Lourdes Pacitti", entre as ruas Armando Sales de Oliveira e Francisco Braga.
Segundo o que foi divulgado, a escultura foi feita pelo artista Luciano Rossi, em 1990, e serão investidos R$ 1.300,00 de recursos próprios para a restauração. O profissional contratado foi o restaurador Paulo Martins da Silva, que pretende executar o serviço em três dias.
Em nota divulgada à imprensa, a secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques, afirma que foi providenciada a restauração em atendimento a pedido de moradores no entorno do complexo. “Não é de hoje que a população sugere o tratamento desta obra e decidimos contratar o artista para que pudéssemos entregar tudo belo e renovado”, comenta.
Inspiração
A Vitória de Samotrácia, também conhecida como Nice de Samotrácia, representa a deusa grega Nice (em grego ????, Ník? ou Niké – "Vitória"), cujos pedaços foram descobertos em 1863 nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia. Atualmente a obra se encontra no Museu do Louvre, em Paris, França.
Na Grécia antiga, ela era a deusa mensageira enviada por Zeus para anunciar o triunfo e a glória aos vencedores dos campos de batalhas, seja ela terrestre ou naval.
Reforma
A Prefeitura informou à reportagem que deve ser concluída em março a reforma da Biblioteca Municipal, que foi fechada ao público no início do ano passado para reforma e receber obras de acessibilidade.
Desde o início de março o atendimento está sendo feito no Complexo Esportivo Municipal, com entrada pela rua Francisco Braga, 414. Nesse local são oferecidos apenas os serviços de consulta e empréstimo de parte do acervo.
A ordem de serviço autorizando o início das obras foi assinada em 11 de janeiro de 2023, com previsão inicial de conclusão em seis meses. O investimento anunciado foi de R$ 1.089.000,00, pagos à empresa Kairós Construções e Empreendimentos Fernandópolis Ltda-EPP.
Na ocasião foi informado que a biblioteca seria o serviço que concentraria mais obras, mas o projeto previa a construção de banheiro acessível no piso térreo do complexo; rampa externa e nova entrada para biblioteca; e reforma de todo o telhado do complexo.