PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cultura & Turismo

Escritora de Araçatuba lança romance 'Na intimidade do silêncio'

Marcado por luto e amadurecimento, livro traz a história de uma jovem mulher tentando fazer as pazes com os fantasmas de sua infância
Da Redação
03/12/2023 às 15h17
Cintia Brasileiro nasceu em Passos, interior de Minas Gerais, mas vive em Araçatuba (Foto: Divulgação) Cintia Brasileiro nasceu em Passos, interior de Minas Gerais, mas vive em Araçatuba (Foto: Divulgação)

A escritora Cintia Brasileiro, que vive em Araçatuba, lançará no dia 9 de dezembro, seu primeiro romance. Com o título de Na intimidade do silêncio, o livro conta a história de Lia, uma professora de Artes mineira, que perdeu os pais muito cedo e foi criada pelo avô. Enfrentando o luto e o processo de amadurecimento, a personagem tenta fazer as pazes com seu passado enquanto assume o protagonismo da própria vida.

 

“Na intimidade do silêncio conta a história de Lia, mas também de tantas outras mulheres que enfrentam os seus traumas, os seus medos e seus fantasmas de infância quando estão chegando na vida adulta”, explica a escritora.

 

“Tem um frase da Conceição Evaristo, que eu escolhi para abrir o livro, que carrega toda a essência da obra: ‘Pois o que se apresenta como revelação aos nossos olhos, aos nossos ouvidos, guarda insondáveis  camadas do não visto e do não dito e eu digo do não escrito”, diz.

 

A delicadeza da escrita de Cintia Brasileiro guia o leitor por uma narrativa que vai e volta no tempo, intercalando o momento presente com episódios da infância e da adolescência da protagonista. 

 

Para Jarid Arraes, que assina a orelha, “Na intimidade do silêncio nos faz imaginar como seria a vida se não fossem os tropeços, as tragédias e as diferenças entre as pessoas; diferenças essas que são usadas como armas”. 

 

A infância está no cerne do livro:

 

“Tive a sorte de ser uma criança rodeada por causos e histórias marcantes. Muitas lembranças da meninice permeiam minha escrita”, explica a escritora . “A memória é um braço da ficção que sempre me interessou”, conta Cintia.

 

Autora

 

Cintia Brasileiro nasceu em Passos, interior de Minas Gerais, mas vive em Araçatuba. É redatora publicitária e mediadora de leitura. Desde 2011, pesquisa literatura feminina brasileira. Lançou de forma independente seu primeiro livro infantil, Versinhos Doces, em outubro de 2021. Acredita que os livros e a escrita libertam.

 

Livro  

 

Como seria uma vida sem nenhum tropeço ou dificuldade? E o que pode ser feito dela apesar desses obstáculos?

 

Nascida e criada em Minas Gerais, Lia é uma professora de Artes desbravando São Paulo. Sua infância e sua adolescência foram marcadas pelas consequências das ações dos adultos ao seu redor. Agora, já crescida, ela tenta fazer as pazes com seu passado enquanto assume o protagonismo da própria vida.

 

Autora de um livro para crianças, Cintia Brasileiro se apresenta a um público mais velho com um romance que trata justamente do processo de amadurecimento sem deixar de lado a ingenuidade do olhar infantil. Com sua prosa leve, Na intimidade do silêncio versa com delicadeza sobre as dores de crescer.

 

Editora

 

A Editora Aboio surge como expansão do projeto literário homônimo que, desde 2020, circula e publica literatura independente e contemporânea de forma digital, gratuita e acessível. O foco do braço editorial é a publicação de narrativas vistas como arriscadas pelo mercado editorial – em especial, histórias que tragam algo de inusitado, tanto na forma quanto no conteúdo.

 

Serviço:

 

Lançamento 

Araçatuba/SP

Sábado, 9 de dezembro.

Sessão 1 – das 10h às 12h.

Local: Vila Sophia Livraria e Cafeteria.

Rua Regente Feijó, 274, Centro (novo endereço).

 

Sessão 2 – das 16h às 18h.

Local: Venda da Vila.

Rua Minas Gerais, 803A, Jardim Sumaré.

 

FICHA TÉCNICA

Título Na intimidade do silêncio

Autora Cintia Brasileiro

Gênero Romance

Dimensões 14x21cm

Nº de Páginas 136

Preço R$ 59,90.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.