Os araçatubenses Márcio Barbosa Fontão e Jean Ferreira Reche Júnior lançam, neste sábado (12), de forma online, pelo Instagram @prediosdearacatuba, o e-book “Prédios de Araçatuba” , que aborda a análise arquitetônica de 14 prédios da cidade, dentre os 30 edifícios selecionados para análise.
Entre os prédios que compõem o livro estão os edifícios Araçatuba, Arbex, Saito, Siran, Casablanca, Manhattan, Parioli e New York Tower, com datas de construção que variam de 1950 a 2018.
Segundo a administração, o projeto tem apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Cultura, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Programa de Fomento à Cultura.
Jean Reche é arquiteto e urbanista e Márcio Fontão, professor e pesquisador de arquitetura e urbanismo. Eles inscreveram o projeto em edital lançado em 2021 pela Secretaria Municipal de Cultura, para seleção de projetos de publicação de livros inéditos.
Etapas
Após aprovação, em 2022 eles iniciaram a produção do livro. Na ocasião o Hojemais Araçatuba fez uma entrevista com os autores , que informaram que iniciaram a pesquisa no Centro da cidade, nos arredores da praça Rui Barbosa, rua Quinze de novembro, nas proximidades da antiga Vila Ferroviária, região que concentra a maioria dos prédios históricos.
A partir daí foi feita a análise bibliográfica nos acervos da Biblioteca Municipal, para em seguida, serem analisadas pranchas e desenhos nos setores de cadastro e de engenharia da Prefeitura, para identificar os autores e quando cada um dos prédios foi construído.
O trabalho de pesquisa foi finalizado com visitas aos edifícios, para ouvir usuários, moradores e funcionários.
Araçatuba
Jean comenta que em grandes capitais, como São Paulo e Curitiba (PR), é comum arquitetos lançarem livros abordando os aspectos arquitetônicos dos prédios. “Dessa forma, eu pensei: por que não, aqui em Araçatuba, a gente ter um livro assim?", explica.
Ele acrescenta que na correria do dia a dia, a maioria dos araçatubenses que transita pelo Calçadão, pela praça Rui Barbosa, por exemplo, acaba não percebendo os prédios e a riqueza de detalhes que eles têm.
Evolução
Já Fontão explica que o objetivo do projeto foi buscar uma modesta análise arquitetônica de exemplares de edifícios existentes em Araçatuba. “Tentamos mostrar as características pontuais de cada período, os modos e especificações que essas arquiteturas operam, como por exemplo, se o edifício é comercial ou residencial”, comenta.
Ainda de acordo com ele, além de ser inédito em Araçatuba um livro com essa abordagem, ele também é importante no sentido de comparar e informar como as pessoas vivem, onde trabalham e como essas arquiteturas são elaboradas e construídas. “É também, em certo sentido, uma contribuição histórica, mesmo que em segundo plano”, argumenta.
O e-book será lançado on-line neste sábado, dia 12 de agosto, às 20h. Será possível acompanhar o lançamento através de um vídeo que será publicado no Instagram @prediosdearacatuba.
Ficha técnica
Produção: Xangô Produções
Fotografia: Felipe Cuine
Realização: Prefeitura de Araçatuba - Secretaria de Cultura, Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Programa de Fomento à Cultura 2022.
Serviço
Lançamento on-line do E-book Prédios de Araçatuba
Data: 12/08 às 20h
Informações pelo Instagram: @prediosdearacatuba