PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cultura & Turismo

Diretora de Cultura de Buritama participa de curso sobre ‘Biblioteca de toda gente

A capacitação presencial é fundamental para a troca de experiências e para conhecer outras realidades de nossa região.
Da Redação
28/09/2023 às 15h30
Foto: Governo de Buritama Foto: Governo de Buritama

A diretora do Departamento de Cultura de Buritama, Luciene de Oliveira Santos, participou nesta terça-feira (26), em Birigui, do curso 'Biblioteca de toda gente', com a socióloga e bibliotecária Amanda Leal. O evento foi organizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), que integra a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo estadual.

 

A formação debateu temas como pluralidade, multivocalidade, decolonialidade e acessibilidade nas bibliotecas. O objetivo da capacitação foi aproximar o exercício de gestão do acervo da mediação dialógica para obter maior presença de diferentes autorias, selos editoriais, gêneros literários, culturas e identidades nas bibliotecas.

 

Segundo Luciene, o evento contribuiu para promover uma troca de experiências entre os gestores. Ela informou ainda que o encontro contribuiu para que a biblioteca possa oferecer um acervo mais representativo, acessível e diverso para toda a população.

 

“A capacitação presencial é fundamental para a troca de experiências e para conhecer outras realidades de nossa região. Além disso, é muito importante estimular o desenvolvimento pessoal e técnico de bibliotecários e técnicos do setor. Os debates contribuem para melhorar os serviços oferecidos e para levar cultura, informação e entretenimento para todos os públicos”, enfatizou Luciene.

 

Amanda Leal é socióloga e bibliotecária, doutora em Ciência da Informação. Possui mais de 20 anos de experiência em projetos de criação e fortalecimento de bibliotecas públicas, comunitárias e escolares, formação de mediadores de leitura e curadoria de acervos literários. É coordenadora do projeto Piracaia na Leitura e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação da Universidade de São Paulo. Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Governo do Município faz parte desde 2021.

 

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.