Foram reveladas na segunda-feira (15), as 25 escritoras selecionadas para compor a "Coletânea Palavras Afins", projeto contemplado pelo edital 13/2024 de Publicação de Livros e que promove visibilidade às autoras de Araçatuba (SP).
A coletânea foi idealizada e organizada pela escritora Cintia Brasileiro, que é de Araçatuba, e é um ato de preservação cultural e de memória. O lançamento da obra está previsto para março de 2026.
De acordo com Cintia, a seleção reflete a diversidade local, com mais da metade das autoras sendo mulheres pretas e pardas, o que reforça o compromisso da obra com a representatividade. Além dos textos selecionados, o livro homenageará as escritoras que abriram caminhos na literatura local.
Para Cintia, o propósito que move o projeto é documentar as vozes femininas de Araçatuba e garantir que suas produções sejam celebradas. “Como nos ensina a aclamada escritora Conceição Evaristo: ‘Escrevo para contar a nossa história. O que não é contado não existe’”, comenta.
Selecionadas
Segundo a organização do projeto, 47 autoras de Araçatuba se inscreveram e enviaram textos, destacando a importância da colaboração feminina na construção da cultura literária da cidade. “O sucesso da iniciativa reafirma o poder da escrita como ferramenta de expressão e transformação social”, informa nota divulgada à imprensa.
A autoras selecionadas para o projeto são Yasmin Leon Gomes Ito; Wanilda Maria Meira Costa Borghi; Viviane Aparecida Dantas; Stefanie Hansen Jung; Nathyele Guimarães da Cruz; Natália Maria Souza Veloso; Maria de Fátima Florentino; Marisha de Oliveira Santos; Marilda de Jesus Santos; Mariana Leon Gomes; Mariana Cristina dos Santos Alves; Maiara de Oliveira Santos; Luana Clinéia Isidoro Leite (Luana Guarani); Letícia Oliveira Petter; Larissa Lacava; Karen dos Santos Ferreira Sutherland; Jéssica Leandro da Paz; Ivone Vieira; Inês Hering Pomalis; Geovana Leite Rocha; Gabriela Silva Reis; Erislaynne Maria da Silva Santos; Bruna Domingos; Ana Laura de Almeida Rodrigues; e Ana Carolina Zequin.
A Coletânea "Palavras Afins" é realizada com o apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, além do apoio do Unisalesiano.