Com objetivo de mergulhar em técnicas criativas que transformam o palco em uma experiência visualmente marcante, o Ponto de Cultura Cia Alternativa de Teatro em Penápolis (SP), realiza nos próximos dias 6, 7 e 8 de dezembro, a oficina “A Linguagem da Encenação Teatral”, explorando a composição visual através da iluminação e figurino.
O encontro conduzido pelo ator, diretor e professor de teatro Heitor Gomes, será no CEU das Artes Maurílio Galoppi dos Santos, na rua Manoel Foz, 515 – Vila Aparecida. A oficina tem carga horária total de 16 horas e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
Para o ator e fundador do ponto de cultura, Rodrigo Santiago, a oficina proporcionará uma vivência imersiva na qual os participantes aprenderão sobre dispositivos criativos da encenação teatral.
“Essa oficina é parte de um ciclo inspirado no processo criativo do espetáculo 'Esta não é uma história sobre pássaros', estruturado em quatro etapas. Na primeira, já realizada, o foco foi o trabalho de atuação, envolvendo texto, ritmo e marcações de cena. A segunda, agora em destaque, de iluminação e figurino, será seguida por módulos sobre paisagens sonoras e, por fim, um encontro com o público, por meio de ensaios abertos", explica.
No total, o ciclo oferece 64 horas de vivências práticas e criativas, proporcionando uma imersão completa nos elementos que compõem a encenação teatral.
O evento é uma realização da Cia Alternativa de Teatro e Teatralogando e conta com o apoio da Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria de Cultura e Turismo, do governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativa; e do governo federal, através Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo.
Oficinas
A série de oficinas “A Linguagem da Encenação Teatral” foi concebida para oferecer uma experiência completa e prática sobre os principais elementos que compõem a criação cênica.
Inspiradas no processo criativo do espetáculo “Esta não é uma história sobre pássaros”, as oficinas são conduzidas pelo ator, diretor e professor de teatro Heitor Gomes e estão estruturadas em quatro etapas complementares:
Primeira Oficina: Foco no Processo de Atuação – Os participantes exploraram aspectos fundamentais da atuação, como a apropriação do texto, o ritmo das cenas e as marcações cênicas, promovendo um mergulho no trabalho do ator em relação ao texto e à construção da cena.
Segunda Oficina: Composição Visual através da Iluminação e Figurino – Esta etapa aborda a importância da estética visual no teatro, destacando a iluminação e o figurino como ferramentas para criar atmosferas, destacar emoções e narrar histórias de forma visualmente impactante.
Terceira Oficina: Exploração da Trilha Sonora e Paisagens Sonoras da Cena – Com foco na sonoplastia, os participantes aprenderão a utilizar o som para construir ambientes, marcar ritmos e intensificar as emoções das cenas, ampliando a narrativa por meio de trilhas sonoras e efeitos sonoros.
Quarta Oficina: Encontro com o Público – A série será concluída com ensaios abertos, onde os participantes terão a chance de experimentar a interação com a plateia e aprender com a recepção do espetáculo, um momento essencial para compreender o impacto das escolhas cênicas.
Ponto de cultura
O Ponto de Cultura “Cia Alternativa de Teatro” é um coletivo que surgiu em 2016, na cidade de Penápolis, com intuito de criar espetáculos teatrais de forma autoral, dialogando politicamente com questões sociais da região onde está inserido.
Ao longo desses oito anos, mais de 30 artistas colaboraram para a construção do coletivo produzindo cinco peças autorais e três ações artísticas.
Além disso, recebeu os prêmios de editais municipal e estadual - PROAC- 2018, Aldir Blanc – 2020, Aldir Blanc – 2021, Paulo Gustavo Municipal – Circulação de espetáculo – 2023, Paulo Gustavo Municipal – Montagem de espetáculo inédito – 2023, Paulo Gustavo Estadual – 2023, prêmios que foram fundamentais para a manutenção das atividades do coletivo.